Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Défices...

MC, 08.03.09

E por falar em economia, um dos temas da moda nos últimos tempos tem sido o grave défice externo português (quanto ficamos a dever ao estrangeiro a cada ano). Grande parte do défice externo é causado pelo défice comercial, isto é o que compramos a mais ao estrangeiro comparado com o que vendemos, que em 2007 foi de 19,5 mil milhões de euros.  Ano após ano, Portugal está a comprar mais do que vende, o que não é sustentável*. Desses 19,5 há 6,2 que vêm de uma só categoria comercial, a dos "combustíveis e lubrificantes"!

 

 

Claro que o que não existe cá tem que ser importado. Claro que é impossível viver sem petróleo. Tudo bem. Mas dada a gravidade do problema, não faria todo o sentido diminuir a nossa dependência do petróleo? Em vez de centenas de kms como este governo fez, não faria sentido ter feito centenas de kms de comboio, que gasta muito menos energia do que o automóvel e que além disso usa uma energia que pode ser produzida em Portugal, a electricidade?

 

* bom, a coisa não é assim tão simples... mas para aqui chega.


A ler, um texto já com alguns meses, "Cidade do século XXI deverá ter menos carros e mais transportes públicos de qualidade". Uma notícia do Público sobre a opinião do Arq Manuel Graça Dias, no blogue AM de Lisboa. (obrigado Hugo!)