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Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

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Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária II

MC, 21.02.09

Segunda parte deste post. A primeira foi uma crítica, esta é uma sugestão para a melhoria da sinistralidade nas cidades.

 

É fundamental a introdução do princípio da atribuição à partida da responsabilidade civil ao condutor no caso de um acidente, a chamada "strict liability". Isto é, passar o ónus da prova do peão como vítima, para o condutor, cabendo a este último provar que não foi negligente. Este tipo de legislação já existe há largos anos em vários países europeus (como a Alemanha, a Holanda, a Dinamarca, etc.) obrigando o condutor a antecipar o perigo que o peão pode vir a correr. Um estudo governamental britânico conclui aliás, que este tipo de legislação é um dos principais determinantes da baixa sinistralidade dos peões (crianças).

 


Mais uma boa notícia da diminuição do uso do transporte privado, neste caso travessia das pontes de Lisboa, no blog Os Verdes por Lisboa. O blog pergunta e bem, porquê insistir na terceira travessia rodoviária?

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