Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Raio dos ciclistas!

MC, 07.01.09

(não, não é sarcasmo... é mesmo honesto)

Correndo o risco de irritar alguns leitores aqui do blogue, não posso deixar de expressar a minha indignação com a quantidade de ciclistas a circularem no passeio. E não me estou a referir a passeios ao longo de vias-rápidas. Refiro-me sim a passeios em ruas e avenidas no centro da cidade, que estão cheios de peões e onde a circulação automóvel não é perigosa para os ciclistas.

Deslocar-se de bicicleta no passeio é fazer exactamente o mesmo que os automóveis fazem aos peões e aos próprios ciclistas. É ocupar indevidamente o espaço do elo mais fraco, colocando-o em perigo, assustando-o  e desrespeitando-o. E isto quando o espaço e a protecção do peão já são as vergonhas que sabemos.

É até prejudicial à causa da mobilidade em bicicleta, porque só causa antipatia no cidadão comum, quando à partida só havia razões para todos ficarmos a ganhar com as bicicletas. Neste post do blog espanhol Ciudad Ciclistas, conta-se exactamente que este comportamento está a causar aversão aos ciclistas.

 

A única coisa boa, é que se trata de uma prova do aumento do número de ciclistas na cidade, mas isso é uma fraca consolação.

 


Video a ver, e para fazer as pazes depois do texto acima, uma reportagem da SIC sobre o fim do projecto dos 100 dias de bicicleta em Lisboa (que acabaram por ser 200) do Paulo Santos. Parabéns pelo excelente impacto mediático da iniciativa.

 


Com este post começamos - de um modo um pouco negativo - a nossa participação no Planeta BiciCultura, um agregador de posts que estejam relacionados com a mobilidade em bicicleta. A ideia, tida e concretizada pelo Bruno e pela Ana, é centrar num ponto único tudo o que é dito pela blogoesfera sobre este tema, sem termos que andar a saltitar entre blogs ou feeds.

A propósito de feeds, não te esqueças de assinar o feed do Planeta BiciCultura.

33 comentários

Comentar post