Desconto de IRS na compra de bicicletas - Petição
O governo, na sua obsessão pelos popós eléctricos, não estava contente com os SEIS modos (IA, ISP, imposto circulação, apoio público directo ao projecto, electricidade a preços baixos, descontos no IRS) pelos quais nós todos vamos estar a financiar quem decide andar de carro eléctrico. Anunciou portanto há uns dias o SÉTIMO empurrãozinho financeiro para um meio de transporte, que é, a todos os níveis, pior que o transporte público - este sim a precisar de forte investimento em Portugal. Desta vez, são descontos no IRC para as empresas.
Revoltado com tudo isto, o João Branco decidiu propor que a aquisição de bicicletas fosse abrangida pelo menos pelo mesmo tratamento em sede de IRS. Se a argumentação do governo passa pelos alegadas menores desvantagens ambientais dos carros eléctricos, e sendo consensual que uma bicicleta é ambientalmente preferível a um carro eléctrico, parece óbvio que esta vantagem fiscal deveria ser alargada aos velocípedes. (Vale a pena ler a argumentação apresentada na proposta).
O Bloco de Esquerda foi o único partido que mostrou simpatia pela ideia, tendo -lhe acrescentado outra proposta: IVA a 5% para bicicletas. As duas propostas foram apresentadas no debate do Orçamento de Estado... e chumbadas pela maioria PS.
Entretanto, a iniciativa ganhou algum destaque mediático, de modo que foi lançada uma petição online em defesa da proposta, petição esta que servirá para a marcação de um debate no Parlamento.
Não é preciso ser simpatizante das bicicletas como transporte. Apenas se pede que o Estado reconheça que, em termos ambientais, uma bicicleta é melhor do que um carro eléctrico. Parece um pedido absurdo, mas infelizmente é exactamente isso que está em causa.
Vídeo a ver: uma divertida acção tipo Reclaim The Streets (alguma proposta de tradução?)