Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Transportes Públicos de Lisboa no Google Maps!!

MC, 18.11.08

Uma excelente notícia! A Google passou a disponibilizar informação no maps.google.com sobre a melhor maneira de fazer um dado percurso em Lisboa a uma dada hora de transportes públicos (Carris e Metro apenas) em Lisboa. Inclui informação sobre o tempo e o preço da viagem.

Já há vários anos que havia uma página que fazia o mesmo, a Transporlis, mas esta é  inflexível (só dá uma hipótese, enquanto o Google dá 3), difícil de usar e lenta. Continua a ter a vantagem de incluir todas as transportadoras e de abranger toda a Grande Lisboa.

 

Google Transit para Lisboa disponível aqui, com um exemplo do que a página pode fazer aqui. Já agora, o Google Maps também tem informação sobre o melhor percurso do ponto de vista de um peão.

 

Num post antigo, referi um serviço público que existe na Holanda e que está a anos-luz do Transporlis e do Google Transit Lisboa. Nem que seja porque inclui o país inteiro, e todas as transportadoras do país. E volto a levantar a mesma pergunta. Sendo consensual que um serviço assim (net e telefone) daria um enorme impulso no uso dos transportes públicos, e que o custo dele deve ser algo como a construção de um quilómetro de auto-estrada (e para isso nunca falta dinheiro), de que é que as nossas autoridades estão à espera? Que nos salve o Google!

 


A ler: Nuno Ribeiro da Silva critica tarifas de electricidade abaixo dos custos reais de produção no Público, algo que eu já tinha referido aquando dos posts sobre os carros eléctricos. Electricidade irrazoalvemente barata só vai promover um meio de transporte que na realidade não é assim tão verde e tão económico como se faz crer.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.