Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

16 de Novembro: Se este dia não lhe diz nada, comemore!

António C., 16.11.08

Hoje dia 16 de Novembro comemora-se o dia mundial das vítimas na estrada.

 

Segundo esta notícia, em 2008, houve menos 12% de mortes na estrada do que em igual período de 2007, resultando, mesmo assim, em 642 mortos até ao dia 7 deste mês.

 

É sempre duro analisar número de mortes com estatísticas, e por isso, mesmo sugerindo uma evolução positiva, estes dados são MUITO preocupantes. É preciso não esquecer que factores com a subida do preço dos combustíveis levaram a uma menor utilização do automóvel e que poderá ter resultado em menos acidentes. (Mesmo que não tenha sido proporcional).

 

Mais de 2 mortos por dia é um valor que arrepia e que não pode ser encarado como um efeito colateral do nosso estilo de vida.

 

De qualquer modo este valor apenas representa o número de mortos no local ou que morrem no caminho para o hospital. Esta regra para cálculo do número de mortes na estrada irá ser alterada a a partir de Janeiro... de 2010. Anunciado hoje pelo presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária o cálculo do vitímas mortais na estradas portuguesas passará a contar com as vítimas que sucumbem no 30 dias seguintes ao acidente.

 

Mais informações sobre este dia: Aqui

 

 

19 comentários

Comentar post