Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Carros e Eficiência Energética

MC, 06.11.08

Há umas semanas num seminário no Técnico sobre o Pico do Petróleo organizado pela ASPO-Portugal, James Howard Kunstler (autor de O Fim do Petróleo e o documetário The End of Suburbia) caracterizava muito bem a actual obsessão por carros movidos a electricidade, hidrogénio, ar comprimido, óleo fula, etc. Dizia ele que, quem está preocupado sobre como vamos andar de carro já nas próximas décadas devido à queda da produção do petróleo, não está a perceber o que se está a passar. A questão imediata é como é que a sociedade vai funcionar sem carros (ou com muito poucos).

Os combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão) são ainda hoje a principal fonte de energia, mas todos eles são finitos. A época da energia barata acabou logo não vale muito a pena pensarmos em carros movidos a outras formas de energia - é que há ainda confusão na cabeça de muita gente sobre o hidrogénio, a electricidade e o ar comprimido, nenhum deles é uma fonte primária de energia, têm sempre que ser produzidos.  E o problema é que o carro é de longe o meio de transporte mais ineficiente em termos de energia.

Numa apresentação mais técnica, Luís de Sousa respondia de certa maneira à pergunta que eu tinha levantado aqui para o primeiro-ministro, de onde viria a electricidade toda para os carros eléctricos que ele anda a financiar.  Estima ele que seria necessário construir 90 centrais nucleares, ou 46 000 turbinas eólicas, ou 3 000km2 de painéis solares, todos os anos para podermos apenas manter o actual consumo energético per capita.

 

A solução para o futuro próximo parece-me óbvia, deixar de financiar carros eléctricos e passar a financiar meios de transportes energeticamente eficientes.


A ler: a importância económica de impostos mais altos sobre os combustíveis explicado a leigos em economia, por Greg Mankiw.

16 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 01.05.2009

    Claro que também deveremos deixar de financiar carros a energias fósseis (falo mais sobre isso do que dos eléctricos), mas o nível de subsídio não se compara!
    E claro que existe financiamento ao VE: desconto no IRS, IRC, zero de IA, IUC, ISP, electricidade a preço abaixo do mercado, etc.
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 01.05.2009

    Não é bem um desconto no IRS, é uma dedução que também é aplicada a energias alternativas, no caso do IRC ??? o IA IUC e ISP??? (imposto sobre produtos petroliferos), deve-se ao facto do veículo não ter emissões directas. A electricidade a preço abaixo do mercado, então quem está a financiar ? Somos dos países que pagam mais factura de energia eléctrica.
  • Imagem de perfil

    MC 01.05.2009

    Desconto, financiamento ou dedução é tudo a mesma coisa. São todos diferenças no imposto entre uns e outros.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350857
    http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334909&idCanal=57 (mais tarde corrigida, de 70% passou-se a 100%)


    IRS: concordamos há financiamento (e é tem uma figura própria segundo transparece na notícia
    IRC,IA, IUC:notícia

    ISP: não precisa de fonte. o problema aqui é que o ISP serve para o financiamento da rede viária, e os VEs estão isentos.

    Electricidade:
    1. Eurostat, preços finais ao consumidor doméstico no 1o semestre de 2008:
    média UE27 18,68 ctmos/kwh
    portugal: 14,64
    apenas 22% abaixo da média

    2. Por que acha que tem havido tantos problemas entre EDP, ERC e o Governo?!?!?!? Porque os preços têm sido mantidos abaixo do que está "estabelecido" na lei com a promessa de compesação daqui anos. O défice é neste momento gigantesco.



    Tenho todo o prazer em mostrar as fontes das minhas informações, mas agradecia que mostrasse também as suas fontes quando põe as minhas afirmações em causa
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 01.05.2009

    O beneficio no IRS é uma dedução, não um financiamento, se não tiver como deduzir os tais 796 euros não os vai receber, entendo isto como uma componente ambiental tal como já acontece com a instalação de painéis solares, tanto de aquecimento como de produção de energia eléctrica.

    1. Se o custo da energia eléctrica ao consumidor é menor do que devia, então quem está a financiar o resto, e porque temos nós o preço mais alto da Europa, será que nos outros países acontece o mesmo ?

    2. Sinceramente nunca ouvi falar disso, não tenho conhecimento, portanto está em causa a viabilidade da EDP.

    Quanto às fontes não me guio por noticias, são simplesmente noticias, acredito muito pouco em jornalistas.
  • Imagem de perfil

    MC 01.05.2009

    Depois disto:

    média UE27 18,68 ctmos/kwh
    portugal: 14,64


    você responde com

    porque temos nós o preço mais alto da Europa


    é impossível discutir.
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 02.05.2009

    Peço desculpa, não temos o preço mais alto, estamos sim no grupo dos mais caros, acima de nós só economias como a Alemanha, Dinamarca, Noruega, etc.

    Gostava que respondesse à minha pergunta.
  • Imagem de perfil

    MC 04.05.2009

    Não me faça voltar às estatísticas para provar que o que diz é pura mentira. A nossa electricidade é das MAIS BARATAS (como é que o poderia ser, sendo 22% abaixo da média?!)

    A sua pergunta, imagino que seja sobre o financiamento, não sei bem, mas aqui vão umas achegas:
    1. em parte já respondi, os preços estão baixos com a promessa de virem a ser aumentados no futuro.
    2. como incentivo às renováveis o estado português obriga a REN (EDP?) a pagar 3 vezes mais por electricidade renovável. Isto talvez explique porque a electricidade PRÉ-IMPOSTOS seja mais cara que média europeia. neste caso quem está a financiar a electricidade somos todos nós, porque temos o taxa de imposto efectiva mais baixa da europa sobre a electrididade. http://www.finfacts.ie/irishfinancenews/article_1015242.shtml
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 04.05.2009

    Esse gráfico confirma que somos dos que mais pagamos pela electricidade como disse, e também confirma o que disse, que tem a taxa mais baixa, que nesse gráfico está errada, o nosso IVA sobre a electricidade é 5 % e não 4.7 % como aparece, nesse gráfico aparecem apenas a Itália e a Irlanda à nossa frente.
  • Imagem de perfil

    MC 04.05.2009

    Jorge, é impossível discutir consigo. Você desdiz-se constantemente e continua a comentar o que não leu. É pena porque haverá muita coisa interessante que eu teria a aprender com a sua experiência com a mota eléctrica.
    Cumps

    (como o estado português me paga para aumentar o conhecimento económico no país, e é um tema lateral onde ainda não se desdisse: taxa de imposto EFECTIVA : média da taxa realmente paga. Se houver alguém isento, a média não será 5%, mas algo abaixo)
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 04.05.2009

    Creio que os métodos que utiliza para expor as suas ideias não sejam as melhores, afinal o que disse de mal ?

    Peço desculpa por isso, você é muito técnico com as contas, o que me interessa a mim e à maioria dos Portugueses é aquilo que pagamos, e não é novidade nenhuma que temos a factura energética das mais caras da Europa, não sou economista, mas sim Analista e Programador Informático, logo para mim os números são números, para mim esse gráfico é a prova disso, o facto de termos menos taxas pouco interessa, o valor de incidência é maior.

    O valor do VAT nesse gráfico para Portugal está errado 5% de Iva sobre os 14.86 são 0.743, logo assumi que os 4.7% que está na tabela é o IVA.

    Meu caro, sou um simples cidadão que não está muito habituado a números, logo pode haver confusões, acho que agora eu não troquei as coisas, mas sou humilde e justo para o assumir, mas não sei porque diz que eu desdigo-me.

    Podemos não nos entenderemos em relação a este assunto mas nada tem a ver o assunto da scooter, as duvidas que tiver esteja à vontade, até me disponibilizo para lhe fazer um test-drive.

    Cumps
  • Imagem de perfil

    MC 04.05.2009

    Tem razão, rapidamente eu caiu no sarcasmo arrogante. Peço desculpa.

    O que você disse de mal:
    1.
    - diz que Portugal tem a electricidade mais cara da Europa
    - depois diz que estamos no grupo dos mais caros com Alemanha, Dinamarca (isto logo a seguir a eu mostrar dados oficiais onde se mostra que Portugal tem a electricidade cara)
    - depois diz que é a 3a mais cara depois da Itália e Irlanda
    - repete depois dos dados todos que temos da factura mais altas (o que já provei ser mentira)

    eu vejo aqui várias contradições, e afirmações categóricas de quem afinal não conhecia os dados

    2.
    - fala no preço pago pelo consumidor
    - depois quando se refere à tabela com os preços, em vez de pegar nos preços pagos pelo consumidor, pega nos preços cobrados pelo sector eléctrico (ou seja sem os impostos que os consumidores pagam)
    - no fim volta a falar nos preços pagos pelo consumidor


    Não sei o que são os 4,7%. Tal como disse devem ser uma média entre todos os consumidores (muitos devem ter regimes fiscais diferentes o que faz a média desviar do 5%). Agora eu não diria sem mais nem menos que um valor do EuroStat está errado...


  • Sem imagem de perfil

    Jorge 05.05.2009

    Não tenho dados concretos sobre o preço da energia, usei apenas o conhecimento geral que já tinha sobre esse assunto, e neste caso estive também a verificar alguns relatórios no Eurostat que dizem o mesmo, não me aprofundei sobre onde estamos na tabela, e o gráfico que apresentou, para mim estamos claramente acima da media europeia, mas como diz que estou errado, tudo bem, tem mais dados que eu e provavelmente analisou melhor os dados do que eu.

    Peço desculpa por isso.
  • Imagem de perfil

    MC 05.05.2009

    Primeiro de tudo peço desculpa pelos dados acima. Não verifiquei todos os detalhes, e por alguma razão as linhas não vinham alinhadas no Eurostat. Os dados correctos estão abaixo e não alteram o meu ponto.

    Resumidamente, tal como eu sempre que contrario alguém, fundamento e "provo" a minha afirmação, espero que façam o mesmo quando me contrariem. Só isso.

    Para que não fiquem dúvidas.
    Repito, a tabela no link NÃO tem os preços pagos pelos consumidores.
    Preço final pago pelos consumidores, 1º semestre 2008
    em €/kWh, dados do Eurostat tirados de
    http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/energy/data/database

    EU27 0.1691 0.1633 0.1508
    EA 0.1733 0.1711 0.1587
    BE 0.2172 0.1972 0.1768
    BG 0.0731 0.0711 0.0706
    CZ 0.1996 0.1274 0.1048
    DK 0.2920 0.2635 0.2344
    DE 0.2389 0.2148 0.1988
    EE 0.0830 0.0814 0.0777
    IE 0.2087 0.1769 0.1572
    GR 0.0906 0.1047 0.1245
    ES 0.1583 0.1366 0.1241
    FR 0.1415 0.1213 0.1062
    IT : : :
    CY 0.1757 0.1780 0.1785
    LV 0.0849 0.0842 0.0821
    LT 0.0893 0.0860 0.0808
    LU 0.1760 0.1591 0.1469
    HU 0.1608 0.1548 0.1541
    MT 0.0619 0.0993 0.1309
    NL 0.1390 0.1730 0.1970
    AT 0.2005 0.1779 0.1638
    PL 0.1329 0.1259 0.1114
    PT 0.1691 0.1480 0.1326
    RO 0.1075 0.1061 0.1043
    SI 0.1296 0.1147 0.1066
    SK 0.1672 0.1421 0.1191
    FI 0.1472 0.1223 0.1058
    SE 0.1874 0.1698 0.1485
    UK 0.1536 0.1458 0.1355
    HR 0.1100 0.0990 0.0922
    NO 0.2466 0.1639 0.1186

    colunas: consumo entre 1000-2500kWh, 2500kWh-5000kWh, 5000kWh-15000kWh

    as estimativas que vi de consumo por família na europa variavam entre 4000 e 5000kWh, ou seja na segunda coluna.

    NA SEGUNDA E NA TERCEIRA COLUNA O PREÇO EM PORTUGAL ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA. (sobre a média na primeira)
  • Sem imagem de perfil

    Jorge 05.05.2009

    Certo, só uma duvida, na terceira coluna como o nível de consumo é alto (5000kWh-15000kWh), não será o consumo industrial ou esta tabela tem apenas dados para o consumidor doméstico.
  • Imagem de perfil

    MC 05.05.2009

    É doméstico, e claramente não é alto. Se a média anda à volta dos 4000-5000, haverá muitas famílias acima dos 5000. Havia ainda um escalão doméstico superior.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.