Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Quem atrapalha o trânsito são os carros!

MC, 25.10.08

Se dúvida houvesse que são apenas os automobilistas que obrigam à existência de semáforos, a regras e mais regras de prioridades, a conflitos, acidentes e atropelamentos nas nossas ruas, aqui ficam dois exemplos holandeses:

 

Num cruzamento onde há carros, peões e bicicletas, a vir da esquerda (não se vê infelizmente) o semáforo para a bicicleta está sempre verde. Um pouco de atenção e uma troca de olhares são suficientes para gerir o espaço. Isto apesar do número de bicicletas a circular ser maior do que o número de automóveis!

O cartaz que está presente em quase todos, ou mesmo todos, os cruzamentos com semáforos na Holanda, diz algo como "livre para viragem à direita de bicicletas"... mais uma vez independentemente de haver outros veículos a entrarem no cruzamento, ou não.

O problema é que alguém num automóvel a andar ocupa um espaço muito maior do alguém a pé, numa bicicleta, ou num autocarro. Lembrem-se disto, da próxima vez que alguém se lembre que os peões e as bicicletas devem esperar pelo semáforo verde.

 


A cidade de Barcelona vai aumentar as ruas com limite de 30km/h para 300km. Em Lisboa e Porto continuamos com 0 metros. (via mailing-list da bicicletada/massa crítica)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.