Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Proteger os mais fracos

MC, 10.10.08

Não faz sentido que se trate os automobilistas e os peões/ciclistas do mesmo modo no desenho das cidades. Para lá dos automobilistas ocuparem muito mais espaço e causarem mais incómodos a terceiros do que peões e ciclistas, logo a sua escolha deve ser desincentivada, há uma assimetria em termos de segurança que é inegável.

Se o peão/ciclista comete um descuido perto de um automobilista, quem se lixa é o peão/ciclista. Mas se o automobilista comete um descuido perto de um peão/ciclista, quem se lixa é o peão/ciclista.

 

Aqui ficam dois exemplos concretos do que isto significa na prática, ambos muito comuns em países onde existem estas preocupações.

 

1. Bike Boxes ou Advanced Stop Lines

 

roubada do Apocalipse Motorizado

 

A foto é tirada nos EUA, mas este tipo de "caixa" é muito comum nos cruzamentos na Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Holanda, etc. A ideia é permitir que todas as bicicletas sejam sempre as primeiras a arrancar no sinal verde. Evita-se assim o perigo de haver automobilistas que não reparam em bicicletas que vão cruzar o seu percurso.

Mais no Streetswiki

 

2. Leading Pedestrian Interval

 

O princípio é semelhante mas para o cruzamento de carros com peões. Quando os peões têm o semáforo verde, e os carros podem cruzar essa travessia com cuidado, há invariavelmente problemas, ou porque os automobilistas não respeitam a prioridade dos peões, ou porque não reparam nos peões que acabaram de sair do passeio. A solução simples, é dar alguns segundos de vantagem aos peões, e só  depois deixar os automóveis passar. (Aqui no meu bairro em Lisboa, há exactamente o contrário... alguns segundos de vantagem para os carros passarem antes dos peões, mas infelizmente não é nada que me espante). A Streetfilms tem como sempre um interessante vídeo sobre os LPI.

 

 

 


Estão prestes a arrancar os Cursos de Condução de Bicicleta em Meio Urbano organizados pela CM de Lisboa e FPCUB.


Vídeo recomendado: O excelente exemplo de mobilidade sustentável (mais bicicletas e autocarros e menos automóveis) em Almeirim, um vídeo da SIC Terra Alerta na QuercusTV.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.