Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Modernismo saloio

MC, 03.10.08

Não contente com os CINCO benefícios financeiros (zero de ISP, zero de IA, zero de imposto de circulação, apoio governamental ao projecto, electricidade a preços baixos) com que o Estado brinda os popós eléctricos, o governo prepara-se para um SEXTO empurrãozinho financeiro! Desta vez passa pelo abatimento em sede de IRS.

É dinheiro que todos nós vamos pagar para incentivar quem quer andar de popó eléctrico. Quando o transporte público é melhor em todos os aspectos (ambiental, custos energéticos, custos de operação, infra-estruturas necessárias, congestionamento, qualidade de vida urbana, etc...) que o carro eléctrico, quando Portugal tem um enorme potencial de crescimento em termos de utilização dos transportes públicos, quando vivemos numa época de enormes exigências em termos de eficiência energética, porquê esta insistência?

Ainda vivemos numa modernidade à anos 60, quando se pavimentavam países de auto-estradas, destruíam-se cidades com viadutos, construíam-se aglomerados de prédios com auto-estradas pelo meio como Brasília, menosprezava-se o transporte público e havia um fascínio porque tudo que era aparelho eléctrico.

 


A ver: Ride, don't drive, publicidade americana aos transportes públicos.

12 comentários

Comentar post