Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Status do popó

MC, 30.09.08

1. Publicidade brasileira (mas bem poderia ser portuguesa)

Como pergunta o Apocalipse Motorizado, "precisa ser mais claro?"

 

2. Um amigo, que "subiu financeiramente na vida", comprou um carro em segunda mão, aproveitando o facto de conhecer o dono anterior. Não tardaram os comentários "então foste comprar um carro em segunda mão?".

 

3. No artigo "Honestly, why are you driving a BMW?" os economistas Olof Johansson-Stenman e Peter Martinsson mostram que os consumidores dão um peso maior ao status na escolha do novo carro, do que eles admite. E este efeito é maior para homens, para donos de carros novos e para quem vive em localidades pequenas (o show é maior). Citando a conclusão "The present paper provides survey evidence that people do care about both status value and environmental performance when they are about to buy a car and that we tend to be more concerned with status and less concerned with the environment than we would admit even to ourselves."
São também feitas entrevistas vendedores de automóveis com experiência, e há 11% que indicam que o status do novo carro é muito importante, e 45% que é bastante importante.

E estamos a falar de consumidores suecos! Diria que no sul novo-rico da Europa, a coisa é bem mais forte.

 

P.S. a 29/10 Mais um exemplo, desta vez da imprensa portuguesa:

 


Evento aconselhado em Lisboa: AMANHÃ (1 de Outubro) às 17h30 no CIUL (Centro de Inf. Urbana de Lisboa no Picoas Plaza), seminário (relaxado) sobre "Place Making: Creating Great Cities“ com Cynthia Nikitin e Mário Alves, organizado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente Lisboa e-nova.

3 comentários

Comentar post