Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Bicicletada de Lisboa faz HOJE 5 anos!!

MC, 26.09.08

Hoje vamos tentar ter a maior bicicletada de sempre em Lisboa, a propósito do 5º aniversário de bicicletadas consecutivas na capital. Longe vão os tempos em que havia apenas 3 participantes (a segunda bicicleta fui eu e mais dois...), e felizmente longe vão os tempos em que se passava uma semana inteira sem ver nenhum ciclista a passar em Lisboa.

Não sei se o mérito foi do impacto visual e mediático das bicicletadas, da acção da FPCUB, das maiores preocupações com a partilha do espaço urbano e o ambiente, a quebra de preconceitos, o preço do crude, o mudança de mentalidades, o (que começa a ser um) hábito de ver outros ciclistas na cidade, mas é inegável que hoje a situação é diferente. Basta fazer um pequeno percurso a pé para ver uma bicicleta. Quando ouvi o meu pai a refilar com o comportamento "dos ciclistas" no trânsito (não interessa se tinha razão ou não), percebi que os "ciclistas" já não são indivíduos isolados, mas mais um grupo que faz parte do trânsito.

roubado daqui

 

Força pessoal, que ainda há muito para mudar.

Se sempre pensaste ir a uma bicicletada, mas nunca foste, HOJE é o dia ideal.

 


O transporte de mercadorias por ferrovia está a crescer em Portugal. Pela primeira vez há um privado a querer entrar neste negócio, onde o Estado tem mostrado algum empenho, e que é claramente a escolha de muitos países europeus e algo que vai crescer. Segundo o Eurostat Portugal é o 5º país com menos transporte ferroviário de mercadorias (sendo que os 3 primeiros são países insulares!) com 95% das mercadorias sendo transportadas por rodovia! A média europeia é 73% rodovia, 17% ferrovia e o resto pipelines e canais.