Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Obituário: a linha do Tâmega

TMC, 11.09.08

O desaparecimento das várias linhas ferroviárias no país foi particularmente pungente no Norte, e em concreto em muitos dos troços anexos à linha do Douro que, por sua vez, foram construídos em paralelo aos vários afluentes do rio que banha a cidade do Porto.

 

A linha do Tâmega é outra linha de bitola reduzida que ainda hoje serve, de modo reduzido, as populações do vale do Tâmega. Outrora com extensão até Arco de Baúlhe, está hoje confinada ao troço Livração - Amarante. O seu fecho motivo a fundação da primeira das fundações do género, que tentava proteger os interesses lesados pelo fecho do troço ferroviário e redução dos horários de passagem dos comboios.

 

A Comissão de Defesa da Linha do Tâmega tem promovido debates informativos, sessões públicas e tem pugnado pela manutenção e revitalização do serviço ferroviário. O mais recente comunicado sublinha o óbvio confronto entre os reais interesses das populações das várias freguesias do Vale do Tâmega e as posições da CP e da REFER. Estas empresas públicas têm defendido a não viabilidade económica da linha, apesar da proposta privada de um investidor inglês; a sua reestruturação, segundo parece, será apenas o levantamento dos carris e das travessas com vista à implementação de uma ciclovia.

 

Muito triste.

1 comentário

Comentar post