Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Sintra é para carros não para pessoas III

MC, 25.07.08

Fotografia tirada a 100m da saída da Estação de comboio de Sintra,

na rua que se toma em direcção ao centro da vila e por onde passam

centenas de turistas todos os dias.

 

A esquina desta casa é um pouco mais proeminente que as restantes da rua. Com um passeio deste tamanho é impossível irem duas pessoas lado a lado, passar um carrinho de bebé, passar uma cadeira de rodas, passar uma pessoa de bengala. Para resolver este absurdo bastaria abolir um único lugar de estacionamento. Só posso concluir que para a Câmara de Sintra (que por sinal, é a poucos metros do local) o direito desse automobilista está acima de todos esses peões.

 

Este caso levanta uma questão, as perdas em termos de turismo graças ao monopólio do automóvel nas nossas cidades. Alguém duvida que cidades como Amesterdão, Munique, Copenhaga, Estocolmo, Praga, etc... teriam muito menos receitas turísticas se fossem cidades com tanto trânsito, tanto barulho e tão desagradáveis para andar a pé como Lisboa ou Porto? E não falo só na vinda de turistas falo nos consumos deles também, nas esplanadas que pouco existem por cá, no comércio no centro da cidade que morre para o comércio dos shoppings nas auto-estradas.

 

Sintra é para carros não para pessoas

Sintra é para carros não para pessoas II

 


Página recomendada: Ecopassenger faz uma análise detalhada dos custos ambientais consoante o tipo de transporte usado em deslocações entre cidades europeias.

4 comentários

Comentar post