Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

A cidade vista do selim

MC, 20.07.08

A ler este interessante artigo sobre a adaptação da cidade ao tráfego de bicicletas, sugerido pelo José M. Sousa do Futuro Comprometido, apercebi-me da necessidade de pôr as autoridades e os automobilistas a conhecerem a cidade vista de um selim.

Para o automobilista a bicicleta é aquele empecilho que por vezes o atrasa durante uns segundos, e pouco mais que isso. Eu já nem me refiro ao equívoco de quem não percebe que é o automóvel que causa congestionamento e não a bicicleta, mas à total ignorância no que se refere às dificuldades que o desenho urbano, o trânsito automóvel e o comportamento dos automobilistas causam aos ciclistas. Se tivessem a mínima noção, duvido que alguém refilasse fosse o que fosse com o ciclista... aliás nunca o vi a acontecer nos países onde a bicicleta é um transporte comum.

Que tal obrigar os automobilistas, taxistas e responsáveis autárquicos a uma deslocação anual de bicicleta na cidade?

 

P.S. Agora que releio o post receio que quem nunca se deslocou de bicicleta numa cidade minimamente preparada para tal, não perceba o que eu queria dizer.

 


Notícia recomendada: já há muitas horas que o governo não anunciava mais "investimento" em "acessibilidades", já tinha saudades. Mais 23 milhões, desta vez para o Minho.

4 comentários

Comentar post