Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

O que o país precisa é de mais auto-estradas paralelas

MC, 14.06.08

O Governo lançou há dias mais uma auto-estrada, desta vez trata-se da conversão do IP4 de Amarante a Bragança em auto-estrada (a laranja no mapa, no seguimento da A4). Segundo o primeiro-ministro «estamos a dar a dar às pessoas de Trás-os-Montes as mesmas condições e as mesmas oportunidades que todo o território nacional que já tem auto-estradas», tratando-se por isso de «um acto de justiça e solidariedade».

O que Sócrates parece não saber é que Trás-os-Montes já tem duas auto-estradas! Uma (A7) que liga a região ao Grande Porto, Braga e Minho, e outra (A24) que a liga ao Centro e a Lisboa! Parece não saber que Chaves e Vila Real já estão "servidas" de auto-estradas, e que Mirandela, Macedo e Bragança são "servidas" pelo IP4, uma via-rápida sem cruzamentos de nível e com duas faixas em vários pontos.

A primeira fase, Amarante-Vila Real, implica a construção de um túnel (o maior túnel rodoviário da península, nisto somos sempre muita bons) que vai trazer mais trânsito para a Serra do Marão, uma zona verde frágil que deveria ser protegida. Trata-se aliás de construir, ao bom estilo português,  mais uma auto-estrada paralela a outra, neste caso à A7 que está a pouco mais de 20km a Norte. A brincadeira vai custar-nos 850 000 000 de euros mas, como sabemos, dinheiro para investimentos dignos desse nome, é coisa que não falta ao país.

 

A cereja no topo do bolo vem do Mário Lino que orgulhosamente refere "que desde 2005 foram lançados 1200 km de novas estradas, enquanto nos três anos anteriores foram apenas 360, o que significa que temos três vezes e meia mais".

 

Como sempre convido o primeiro-ministro a ir explicar aos irlandeses que eles, apesar de terem passado de país pobre ao um dos mais ricos do mundo, andam a tomar as decisões erradas em termos de desenvolvimento. Em vez de auto-estradas paralelas como nós, nem uma auto-estrada têm entre as duas maiores cidades...

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.