Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Notas soltas

MC, 04.06.08

Depois da triste figura de guerrinhas pelos lugares de estacionamento por parte dos juízes, temos mais uma bela notícia relacionada com a justiça: o novo Campus de Justiça em Lisboa vai ter 4000 lugares de estacionamento! Numa zona tão bem servida de transportes públicos como é o Parque das Nações (vários comboios, metro, autocarros, etc...), as autoridades esquecem os discursos bonitos do ambiente, da promoção dos transportes públicos e da diminuição dos automóveis na cidade e apostam num paradigma cada vez mais ultrapassado: lugares de estacionamento para tudo e todos. O presidente da Junta não fica atrás, achando que o problema da "mobilidade" se resolve com estacionamento. Com gente assim...

 

Para compensar ligeiramente temos a notícia de 4 concelhos (Barreiro, Lisboa, Loures e Odivelas), que incentivam o carpooling por parte dos seus funcionários através de uma página específica dentro do www.carpool.com.pt.

Fico obviamente contente mas só me vem dar razão no que escrevi acima: "incentivos" e "sensibilização" lá se vai apoiando, mas quando são decisões difíceis de tomar...

 

Manuel Tão, no Expresso, questiona a febre da transformação de antigas ferrovias  em "ciclopistas" sobre a capa do turismo verde. Destroí-se comboio e incentiva-se os passeios de bicicleta no tejadilho do carro.

 

Fernanda Câncio tem um interessante post sobre os impostos sobre os combustíveis: adira ao movimento dos sem-petróleo, pergunte-me como.

 

 

3 comentários

Comentar post