Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Trocar o carro pela bicicleta

MC, 03.06.08

Eu gosto sempre destes depoimentos de quem tem essa ideia esquisitóide de largar o automóvel nas suas deslocações diárias. Aqui fica um bem interessante, com a vantagem de ser alguém que o trocou por bicicleta+barco em Lisboa.

(apanhado na lista da Massa Crítica e publicado com autorização)

 

Este post dirige-se principalmente àqueles que simpatizam com a ideia de andar de bicicleta na cidade, mas ainda andam de carro todos os dias, como eu andava.. (muitos de vós talvez o façam só porque.. não conhecem bem as alternativas e/ou nunca fizeram bem as contas. Era o meu caso. Nós os tugas a “deixar andar” somos os maiores. Mea Culpa).
Até irem de bicicleta para o trabalho, considerem um passo intermédio e, se ainda não o fazem, experimentem os transportes. Depois avaliem a hipótese de combinar a bike com os transportes públicos, evitando o carro ao máximo e ga$tando o mínimo. 

Eu já desisti de trazer carro para Lisboa todos os dias, e sabe-me “MUITA BEM” vir no barco de manhã. Vêem-se pessoas (algumas muito bonitas... se é q me entendem), há onde beber café, há tempo para ler o jornal, ler um livro, ouvir mp3 e ou organizar as tarefas do dia (na cabeça, no papel, na agenda, no telemóvel, pda ou pc portatil), apreciar a paisagem (Lisboa é linda, em particular ver a Praça do Comércio de frente, no meio do Tejo), não correm o risco de ter acidentes rodoviários (só aqui, é: a saúde, as penalizações no emprego, e os custos de reparação do carro, seguro, etc, etc... que já foi mencionado)...

Sim, em alguns casos (e só em alguns) perdem-se alguns minutos em relação ao carro, mas em qualidade de vida e dinheiro, ganha-se sempre!!

Mudei-me para o Montijo há pouco tempo e ainda nao tinha aderido a isto, mas a minha vida agora é:

 - carro para o barco (13min+ pouco gasóleo + 14,90eur de passe de estacionamento por mês)

 - barco Montijo-Cais do Sodré (25min)

 - autocarro (5min)+38,10eur de passe da CARRIS+Metro+Transtejo para Montijo.

14,90+38,10=53eur.. E eu que pagava cerca de 45eur só em portagens na Pte Vasco da Gama.(20dias por mês). Fora o gasóleo, que anda barato à brava. Resta “afinar” o percurso casa-barco e barco-emprego, e é aqui que entra a bike, nem que o faça com o passe no bolso em prol do bem estar físico e psicológico.

Mal esteja bom do punho, conto vir de bicicleta no barco pelo menos um ou outro dia por semana (para começar).

Se calhar se não fosse ter partido o punho e ver-me impedido de conduzir, não tinha experimentado já os transportes e continuava a adiar.

Sei que soa estranho, mas.. ainda bem que o parti.

 

 


Notícia recomendada: as partículas emitidas pelo trânsito causam problemas neurológicos possivelmente de longo prazo, na BBC. Encontrada no Carfree Times 50