Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Aumento dos Combustíveis - Porquê tanto Alarme?

António C., 20.05.08

No mesmo dia em que o barril de petróleo se aproxima vertiginosamente dos 130 dólares em NY, o Ministro da Economia pede à autoridade da concorrência para investigar a subida dos combustíveis em Portugal e o presidente Cavaco Silva aplaude!

 

Apesar de o aumento do preço do crude não ser directamente, nem simultaneamente, proporcional ao aumento do preço dos combustíveis em Portugal, parece que finalmente, mas não fatalmente, a era da energia barata acabou!

 

Por mais cêntimo ou menos cêntimo que a Galp ou outra petrolífera metam ao bolso, a ideia de fazer campanhas como a que ja recebi por e-mail ou sms é, simplesmente inútil e naïve!

 

Passando a citar, recebido por SMS:

 

"Hoje e amanha (Domingo) ninguém abastece combustivel na GALP nem BP pra obrigar a descer preços. Dp a concorrência ira baixar Tb... Passe a mensagem a 10 pessoas, para acabarmos com as consecutivas subida dos preços dos combústiveis! (Esta sim é uma msg corrente que merece ser passada)"

 

Propositadamente transcrito com os erros e abreviaturas, necessárias para ocupar 2 mensagens de sms de 160 caracteres cada, esta cadeia sai provavelmente mais cara do que o aumento correspondente a encher o depósito duas ou 3 vezes.

 

Não querendo acreditar que a campanha tenha sido engendrada por qualquer uma das operadoras móveis para estimular o envio de SMS, à semelhança do que acontece no Natal, penso que me resta dar algumas ideias de como não consumir gasolina nos tais postos citados, uma vez que no último ano, não o terei feito mais de 3 ou 4 vezes...

 

- Partilhe o carro e despesas com + 1 pessoa: 50% de desconto no preço do combusíivel

- Partilhe o carro e despesas com + 2 pessoas: 66% de desconto no preço do combustível

- Partilhe o carro e despesas com + 3 pessoas: 75% de desconto no preço do combustível

- Partilhe o carro e despesas com + 4 pessoas: é desconfortável, vá mais arejado de bicicleta...

- Use transportes públicos: Não consome combustivel directamente (ou em tanta quantidade) e pode ler/dormir/falar com os restantes passageiros/encontrar um colega que já não via há anos... etc...

- Procure sítios para viver mais perto do local onde trabalha: não se esqueça de ter em conta o dinheiro que vai poupar com menos deslocações e a disponibilidade financeira que a venda do segundo ou terceiro carro da família lhe vai trazer. No final de fazer as contas se calhar até vai sair mais barato que viver a 30 ou 50 km perdendo todo o tempo em filas de transito de manha e à noite...

- Supondo que desde o início do ano os combústiveis aumentaram 20%, tente diminuir o uso do seu carro em 20%. Faça uma estimativa dos km que faz por ano e traçe objectivos. Sem objectivos bem definidos não terá resultados!

 

-No fundo... não desespere. O mundo não acabará por o preço do petróleo ser caro. A mudança está a acontecer, adapte-se ou continue a largar dinheiro para o tubo de escape... você  decide!

 

 

Nota: Há pelo menos 200 dias que não abasteço.

21 comentários

Comentar post