Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

O carro antes da pessoa

MC, 09.05.08

Todos sabemos que o espaço urbano é um bem precioso, todo o metro quadrado é disputado. Daí os preços da habitação no centro das cidades ser bem mais altos do que fora delas.
Na nossa sociedade, quando uma pessoa precisa de um pequeno espaço para habitar, um teto para dormir... que se amanhe. Descontando alguns casos de habitação social - que é sempre visto como algo honoroso - não há praticamente ajuda de nenhuma autoridade. Quem não se safa tem sempre as arcadas dos prédios para dormir ao relento.
O caso muda de figura quando se trata de arranjar um espaço para o carro habitar. De repente torna-se consensual que essa responsabilidade cabe às autarquias. Sem pagar mais por isso os donos de automóveis acham que a junta lhes deve aquele espaço urbano. Em Lisboa temos até um presidente da junta, que acha que os passeios são largos demais e que poderiam ser convertidos em estacionamento em espinha. Que acha que devemos roubar esse espaço urbano aos peões para satisfazer as exigências dos popós. E se ainda mais for necessário, que se convertam algumas áreas em parques de estacionamento.

Mas por que raio não deve caber ao proprietário do automóvel, geralmente até mais rico que o sem-abrigo, a tratar de arranjar esse espaço, alugando um espaço num estacionamento público ou comprando uma garagem (é vergonhoso o número de garagens de prédios que são reconvertidas para lojas e oficinas para proveito dos proprietários, que depois esperam que a junta lhe arranje um espacinho). E só não há mais garagens disponíveis exactamente porque ninguém as quer pagar. O Estado, ou seja todos nós, que paguemos por isso.

 

 

 

No extremo oposto temos Tóquio, onde antes de se comprar um automóvel é necessário provar que se tem um lugar para o colocar.

 

(obrigado pela dica Sushi Lover)

 


Post recomendado: Les déchets automobiles no Carfree France sobre os enormes custos ambientais escondidos da indústria automóvel como pneus, óleos, ferro-velho, etc...

18 comentários

Comentar post