Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Corolário: o automóvel não é nem nunca será mobilidade sustentável

MC, 23.04.08
Corolário do post E se amanhã os carros não poluissem...

Estão na moda os "carros verdes", os "projectos de mobilidade sustentável" e outros que tais. Ainda agora, o evento máximo da carro-dependência em Portugal se enche de folhinhas verdes e fala em mobilidade sustentável. Só alguém muito naive acredita que o único problema ambiental do automóvel é o CO2, como a indústria automóvel nos quer fazer crer.
E mesmo que amanhã os automóveis não poluissem (nem a sua indústria, nem a indústria petrolífera, nem a indústria dos pneus, etc...), o automóvel não seria mobilidade sustentável. Existem 1001 definições de sustentabilidade, mas acho que num ponto todas estarão de acordo: algo que se possa manter no longo-prazo sem perda de bem-estar. E o paradigma actual da carro-dependência não encaixa aqui. Um amanhã com mais automóveis, significaria mais vítimas todos os dias, mais cidades destruídas e desumanas, mais espaço urbano apropriado com a devida perda de qualidade de vida, e acima de tudo um trânsito infernal. Basta pensar nos dias de greves de transportes públicos em Lisboa ou Porto, para imaginarmos esse maravilhoso futuro da mobilidade sustentável que esta gente nos quer vender.



Post recomendado: Proposta FPCUB de Acalmia de Tráfego na cidade e Implementação de Rede Ciclável para Lisboa no Bicicleta na Cidade