Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Parabéns! Temos das melhores redes de auto-estradas na Europa!... mas para quê?

MC, 09.04.08
aqui tinha começado a fazer o exercício de verificar qual o país com melhor cobertura de auto-estradas. O que fiz foi procurar a maior cidade em cada país sem auto-estrada. Se todas as cidades com mais de 50 mil habitantes tiverem auto-estrada num país, e noutro só a partir dos 100 mil habitantes, acho que é razoável dizer que no primeiro a cobertura é melhor.

O resultado era o de esperar, Portugal é esta no Top! Para que não fiquem dúvidas:

Portugal: Beja é a maior sem auto-estrada e tem 28 mil habitantes
Espanha: Ciudad Real  não tem auto-estrada e tem 70 mil
França: Rodez 65
Itália: Siracusa 124
Escócia: Inverness 67
Inglaterra: Grimbsy 88
País de Gales: Wrexham 43
Alemanha: Coburg 42
Holanda: Stadskanaal 34
Suíça: Schaffhausen 34
Áustria: Steyr 39
Dinamarca: Holstebro 34
Suécia: Vaxjo 56
Grécia: Ioannina 70
Noruega, Irlanda e Finlândia nem uma rede de auto-estradas digna desse nome têm! Só na Bélgica - que têm a mesma população mas por ser pequena tem menos kms que nós - é que não arranjei nada. (Achei que nem valia a pena ver os países de leste).

O que é que a gente ganha com esta obsessão (além do record no Guiness?)
Como é que um país relativamente pobre gastou tantos milhões em alcatrão, quando há tanta coisa mais importante por fazer?
Onde é que está o tal "desenvolvimento" que as auto-estradas iriam trazer? Não há ponte ou auto-estradeca neste país que não "vá trazer desenvolvimento à região"... Alguém o viu?
Porque é que ao mesmo tempo que temos as melhores auto-estradas, temos a pior ferrovia que é bem mais eficaz, barata, verde, etc...? Porque é que o Estado promove descaradamente o meio de transporte mais ineficaz, perigoso e poluente?
Porque é tendo nós o problema de importarmos bem mais do que exportamos, insistimos em gastar mais e mais em petróleo que vem do exterior? E porque não poupamos esse dinheiro para coisas mais importantes?
Porque é que gastamos em alcatrão quando a tendência é a de deixar de apostar no automóvel há décadas nos outros países? Aliás tenho muitas dúvidas que algum país, que tivesse partido da nossa situação no início dos anos 80, alguma vez tivesse gasto tanto em auto-estrada, o que nos teria feito ganhar o campeonato das auto-estradas a 10 jornadas do fim.

Que venham mais pontes, viadutos, túneis! Ponte para as Berlengas, para as "desenvolver"! Um viaduto até à Torre na Serra da Estrela, que aquelas curvas são chatas! Auto-estrada para Canas de Senhorim, já!

Isto é uma patologia psiquiátrica colectiva, é o que é.

32 comentários

Comentar post