Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Manifesto Pigou

MC, 08.11.07
Todas as áreas do saber têm um livro emblemático, a bíblia dos estudantes da licenciatura: o Harrison em Medicina, o Chang em Química, etc.. Na Economia a honra coube a Greg Mankiw, professor em Havard. Há um ano, Mankiw lançou o Manifesto do Club Pigou (em homenagem ao economista Arthur Pigou , pai da Economia Pública e o primeiro a sugerir a introdução de portagens como ferramenta contra o congestionamento em 1920), onde é advogado um aumento dos impostos verdes ou seja os impostos sobre a poluição, os combustíveis, as emissões de carbono, etc... Entretanto vários economistas de renome internacional juntaram-se ao "club".
A ideia é fundamentalmente a mesma que já defendi aqui várias vezes: em vez de haver impostos altos sobre os salários, o consumo e os lucros deveríamos ter impostos altos sobre tudo o que seja prejudicial ao ambiente e à sociedade.
No Manifesto do Club Pigou, Greg Mankiw aponta várias vantagens:
A defesa do ambiente
O combate aos congestionamento
Eficiência económica (por aumentar consumo e investimento)
Segurança nacional americana (ou no caso português uma maior independência energética e um menor desequilíbrio das trocas com o exterior)

Adenda: Greg Mankiw explica melhor (em inglês e não em economês) a sua posição num artigo mais recente no NYTimes.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Pikas 12.11.2007

    O vizinho de cima esqueçeu-se dos frigoríficos, aquecedores, máquinas de lavar roupa, o computador em que ele escreveu etc, afinal tudo o que usamos no dia a dia gasta energia que provém petróleo quer no seu uso e fabricação...também acho que as bicicletas e automóveis deveriam deixar de ser fabricados, pois os pneus e manetes/plásticos são derivados do petróleo (isto escapou a muitos). Deviam pensar um pouco antes de mandarem blogs para o ar...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.