Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

O estacionamento da cidade tem que ser pago

O Blogue Speakers Corner Liberal Social tem um excelente post sobre uma ideia que já defendi aqui várias vezes: o estacionamento nas cidades tem que ser pago. Aqui ficam alguns excertos:

Criar parques para estacionar tem custos, mesmo quando feito por entidades privadas, como centros comerciais. Esses custos (...) são passados indirectamente para todos os utilizadores das áreas comerciais, via preços superiores nos bens que adquirem.

(...)

Para piorar a situação, estacionamento de superfície a mais nas nossas cidades, mata efectivamente as cidades e o ambiente urbano. Eu diria, que o estacionamento de superfície é precisamente um dos factores que está a matar o nosso comércio "tradicional". As pessoas gostam de passear em sítio calmos e arranjados, com passeios largos, não em passeios apertados, que foram cortados de boa parte da sua largura, para criar lugares de estacionamento extra. Ou seja, rouba-se espaço de circulação às pessoas, para criar espaço para colocar carros, em que cada espaço de estacionamento ocupa o espaço de circulação de muitas pessoas.

Mas, é necessário espaço de estacionamento, dizem vocês?

Eu respondo, sim, é preciso, mas, quem o deseje deve pagar por ele. Em vez de EMEL e companhia, deveriam leiloar-se os estacionamentos de superfície, que deveriam ser reduzidos em número, a concessionários que explorariam os mesmos aos preços que entendessem (...) O cidadão que não usa automóvel não tem nada que andar a subsidiar a utilização do automóvel por outros. Obviamente, também deveriam ser criadas alternativas em silos e em garagens, para criar estacionamento adicional, mas, tudo pago ao preço justo, ou seja, ao valor necessário para cobrir os investimentos feitos por privados nessas infraestruturas.

Então e nas periferias junto às interfaces de transportes públicos, o parqueamento não deveria ser gratuito? Não. Mais uma vez, por cada lugar de estacionamento gratuito junto a uma estação de comboio, isso significa que algum inocente, que vai de bicicleta para a estação, tem que pagar mais uns cêntimos pelo bilhete, para cobrir o custo do indivíduo que optou por levar a sua viatura para a estação (ou então, pior ainda, todos temos que pagar mais impostos para subsidiar o investimento do Estado em estacionamento gratuito).

(...)

O estacionamento gratuito é uma medida extremamente anti-ecológica que promove o desperdício e a irracionalidade ao nível do transporte e da compra de habitação. Pior, o estacionamento gratuito é uma injustiça para com os cidadãos que não usam automóvel, onerando-os injustamente com custos que deveriam ser imputados apenas aos que usam automóvel. No fundo, o estacionamento gratuito, não passa de mais um imposto injusto.

publicado por MC às 23:57
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5 comentários:
De Zé da Burra o Alentejano a 8 de Outubro de 2007 às 15:48
Em várias cidades Italianas nem os autocarros de turismo podem entrar nas cidades. Fomenta-se assim a utilização dos transportes colectivos (penso eu).

Uma vez que Sintra é uma Vila muito procurada pelo turismo, será que também pensa em implementar a medida?

Poderiam fazer o mesmo que se faz em Aveiro, disponibilizar umas "bugas " gratuitas aos turistas para que visitem a serra.


De lol a 25 de Outubro de 2007 às 11:56
e eu recuso-me a pagar pelas bicicletas, q apesar de tudo não referem os acidentes que causam, especialmente nos países onde são usadas. Na Holanda, nunca tive medo de ser atropelado por um carro, as bicicletas é o caos total.
Nesse caso o "estacionamento" de bicicletas deveria também ser PAGO para aqueles que querem ter o "luxo" de andar de bicicleta. Vamos democratizar isto, perder os moralismos de treta, abrir os olhos e virar o bico ao prego.
Meu caro, as infra estrutura, os carros, VÃO existir, e são pagam dos impostos que EU PAGO. Logo, não deveriam ser pagas coisa nenhuma. É imposto sobre imposto.
De Pikas a 27 de Outubro de 2007 às 08:06
concordo plenamente com o vizinho de cima
De roberto a 17 de Dezembro de 2007 às 10:20
não concordo com estacionamento pago. Será que se fizeram mais parques de estacionamento, que retiram a todos nós espaço publico, torna-se mais socialmente justo se forem pagos? para mim a solução é não se fazerem mais parques. Se queremos limitar o uso do automovel, temos que criar condições para que o seu uso abusivo seja inconcretizavel.
De Anónimo a 3 de Julho de 2008 às 23:08
somos uma comunidade e as necessidades são partlhadas. Se pensares em ti vês que há muita coisa que te cai nas mãos que nem toda a gente se interessa à partida por "subsidiar" (como dizes)

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