Segunda-feira, 9 de Julho de 2007

Ecopistas em Portugal

Estrada exclusivamente para bicicletas na Holanda
(Estrada exclusivamente para bicicletas na Holanda)

Nos últimos anos têm sido inauguradas várias ecopistas em Portugal. Ecopistas são pequenas estradas exclusivamente para bicicletas, peões, cavalos, etc... que atravessam normalmente áreas rurais, mais propícias a este tipo de passeio pela natureza. São claramente uma mais-valia em termos ambientais e turísticos, numa época em que o "eco-turismo" é cada vez mais importante. (Infelizmente alguns destas ecopistas nasceram porque havia o espaço disponível graças ao desmantelamento de linhas de comboio, como na linha Vila Pouca de Aguiar-Chaves e no Alentejo).

notícia de construção de 500km no Alentejo até 2013, e já este ano no Algarve. Esta última atravessará o Algarve de uma ponta à outra - de Sagres a Vila Real de Sto António - ao longo de 214 km. Seja para pequenos percursos, ou para atravessar o Algarve de bicicleta, esta ecopista será certamente um sucesso. (Segundo a notícia a ecopista é usada não só para ciclo-turismo, mas também para deslocações no dia-a-dia).

Em muitos países europeus há uma autêntica rede de estradas integrada a nível nacional e mesmo transfronteiriço. Por estas estas ciclo-estradas estarem todas integradas e sinalizadas - até há mapas de estradas à venda - tal como as "estradas rodoviárias" em Portugal, elas acabam por servir mais como uma rede para deslocações em bicicleta até, do que para simples cicloturismo. A foto em cima é um desses exemplos, que liga a Holanda à Bélgica. Em baixo a rede de "ciclo-estradas" na zona metropolitana de Eindhoven.

Rede de estradas de bicilcletas na zona de Eindhoven
(clique para ver maior)

Página das EcoVIias Algarve, publicidade ao projecto
publicado por MC às 13:08
link do post | comentar | favorito

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

A EMEL vai investir 40 mi...

tags

lisboa(222)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(102)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006