Quarta-feira, 4 de Julho de 2007

Campanha por Lisboa III

Já estão disponíveis os programas do PSD, do CDS-PP e do Movimento Cidadãos por Lisboa, encabeçado pela Helena Roseta:

Cidadãos por Lisboa

Mais corredores BUS
Presença da CML na Carris e no Metro
Tarifa familiar nos transportes públicos
A frota de autocarros, eléctricos e elevadores deverá permitir o transporte gratuito de bicicletas, cadeiras de bebés e cadeiras de rodas. Apoiado
Propomos a criação de uma estrutura de 5 ou 6 percursos de autocarros de grande frequência - o MetroBUS – com corredores exclusivos. Uma boa  ideia que é tirada do famoso caso de sucesso de Curitiba, que criou corredores BUS, que pelo seu isolamento do resto do trânsito tem uma fluidez quase tão grande como o metro. Parece especialmente fundamental, se soubermos que cada linha de Metro demora uma década a ser construída .
Defenderemos medidas de abrandamento da velocidade no interior da cidade. As economias de tempo deverão ser conseguidas com ganhos de fluidez e não com aumentos de velocidade
Promover as duas rodas. As motas ao menos não congestionam a cidade, nem ocupam o espaço público quando estacionadas.
Lisboa deve ser amiga das bicicletas
"Não podemos continuar escravos do automóvel particular, que entope o trânsito, galga os passeios, polui o ambiente e nos impede de fruir a cidade. Recuperar o espaço público implica cuidar também das praças, largos, avenidas, becos e escadinhas, que constituem o sistema arterial da cidade, a fim de devolver aos lisboetas e aos visitantes o direito e o
prazer de andar a pé na cidade."
A disciplina do estacionamento, com penalizações progressivas por infracção

PSD

Facilitar o estacionamento de curta duração;
Aumentar o preço do estacionamento de superfície de forma a promover a sua rotatividade e libertar o espaço urbano (este, deve ser mais caro que o estacionamento em parque subterrâneo). Ideia muito interessante. De facto a qualidade de vida e a própria beleza da Cidade teria muito a ganhar se os parques de estacionamento subterrâneos enchessem antes dos estacionamento à superfície.
Aumentar a fiscalização do estacionamento
Criar corredores para transportes públicos
Exigência da AMT, defendendo actuação integranda dos vários transportes públicos
"A cidade de Lisboa precisa de ser devolvida aos cidadãos/munícipes e tal também se traduz na criação de condições para que as deslocações dentro da cidade não se façam exclusivamente em viaturas particulares ou em transportes públicos, mas também a pé e de bicicleta."
Disponibilizar gratuitamente bicicletas em zonas com maior utilização
Desenvolver espaços para parqueamento das bicicletas;
Instalar radares de controlo de velocidade nas principais vias da cidade;
Promover sistemas de acalmia de tráfego em bairros comercias e residenciais, restrição do estacionamento, alargamento dos passeios e instalação de bandas sonoras;
Ciclovia da Expo até Algés.... para cicloturismo?!

CDS

Mais corredores BUS
Reprimir o estacionamento ilegal
Favorecer o estacionamento de curta duração
Promover uma política de utilização das duas rodas
A Autoridade Metropolitana de Transportes (AMT) tem de ser rapidamente uma realidade
Criação de percursos cicláveis e de estacionamentos de bicicletas


Entretanto António Costa defendeu a reposição do Dia Sem Carros em Lisboa. José Sá Fernandes apelou à criação de 75km de percursos cicláveis em Lisboa, tendo-se também deslocado para uma reunião na AML de bicicleta desde o Campo Grande.

Só me resta perguntar: com tanto consenso como foi possível chegar à barbárie actual?
publicado por MC às 21:05
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