Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

80 km/h de máxima na auto-estrada

MC, 20.12.06
80 de máximaO Governo Regional da Catalunha aprovou ontem uma proposta de redução da velocidade máxima de 120 para 80 km/h nas auto-estradas em zonas urbanas para diminuir a poluição em 30%.

O impacto da velocidade nas emissões é uma questão muito pouco conhecida. Todos sabem que a partir dos 60 ou 70km/h se gasta mais combustível com a velocidade, mas este aumento é constante. Com as emissões a história é muito diferente. Passar dos 120 para os 140 pode significar o dobro da poluição. Isto deve-se à incapacidade dos motores de fazer uma combustão correcta do combustível.

Claro que os valores dependem muito do carro, da temperatura, do combustível, etc... mas o fenómeno está lá sempre. A única referência que encontrei foi da Agência de Protecção Ambiental Americana que diz que aumentar a velocidade média do tráfego (em dada situação) de 55 milhas/h (88km/h) para 65 (104km/h) implica um aumento das emissões de 9.6% de NOx (óxidos de azoto), de 55.9% de compostos orgânicos voláteis e de 153% de CO (monóxido de carbono)!

Não é por acaso que o Plano Nacional para as Alterações Climáticas prevê a redução da velocidade média nas auto-estradas portuguesas de 120 para 118km/h (na altura foi hilariante reparar na quantidade de gente que não sabe a diferença entre velocidade máxima e média!!).

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 18.04.2007

    Excelente!
    Especialmente importante pelo público alvo.
    Julgo ser um facto desconhecido da quase totalidade dos condutores. Nem me refiro só ao aumento "exponencial" da emissão de gases, mas também ao consumo de combustível. Acho que os condutores não têm noção de quanto se poupa por andar a 120 em vez de 130.

    E claro que não é necessária nenhuma autorização.. a partir do momento que está publicado é de todos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.