Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2006

Vereadora da Mobilidade de Lisboa

A Vereadora da Mobilidade de Lisboa, Marina Ferreira, foi ontem entrevistada pelo Público. Ficaram algumas novidades/notícias interessantes para a mobilidade da capital. Destaco três.

- O funcionamento dos semáforos vai ser alterado para beneficiar peões. Esta medida é muito bem-vinda numa cidade onde há várias avenidas onde após uma longuíssima espera os peões não têm sequer o direito de atravessar a rua de uma só vez. Nas Avenidades da Liberdade, da República, Joaquim António de Aguiar, etc... o peão é forçado a esperar por nova oportunidade a meio da travessia (o Francis Obikwelu não conta).
- A EMEL vai ter mais 50 fiscais. Isto é especialmente importante numa altura em que a EMEL vai finalmente ser autorizada - já estava previsto na lei - a autuar todos os automóveis estacionados em local proibido, em segunda fila ou no passeio e não apenas aqueles que não pagaram parquímetro. Acaba assim a incongruência de quem estacionou bem mas não pagou ter uma probabilidade maior de pagar multa do que quem estacionou mal e também não pagou.
- A CML vai continuar a apostar em parques para residentes, o que retira carros das ruas e dá lugar a quem realmente precisa.

Algumas citações menos felizes

- "Às vezes venho de metro mas geralmente chego de carro. Venho de Alvalade. (...) Gosto imenso de andar de transportes públicos. Agora muitas vezes não consigo, como toda a gente." - Toda a gente?! Reparem que a senhora mora num local com Metro e que tanto o edíficio da CML na Baixa como o de Entrecampos têm Metro nas redondezas.
- "Vai", resposta a "O túnel do Marquês vai contribuir para melhorar o trânsito em Lisboa?"
- À pergunta "Defende portagens para aceder ao centro da cidade?", responde: "Não. Esta solução surgiu em Londres quando já estavam esgotados todos os outros mecanismos de controle do tráfego e os engarrafamentos eram brutais."
- "Não conheço bem a Circular das Colinas. (...) Não acho (que a circular seja a espinha dorsal da revitalização da Baixa). Na Baixa há três eixos que é preciso descomprimir: a Rua do Alecrim/Misericórdia, a Rua do Ouro/Prata e a zona ribeirinha." Há que explicar a quem não sabe, como a vereadora, que a circular das colinas é uma velha ideia de facilitar o trânsito em certas avenidas que circundam o centro histórico da cidade para desviar o trânsito que apenas quer atravessar o centro histórico.
- "Mas com carros, porque uma avenida não é 'pedonal" (sobre possíveis alterações às avenidas junto ao Tejo). Já agora , "pedonal" não é português.
publicado por MC às 09:50
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De phia_t a 2 de Março de 2007 às 15:53
E aposto q ela é daquelas q, vá onde for, deixa sempre o carro à porta...

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

A EMEL vai investir 40 mi...

tags

lisboa(222)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(102)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006