Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Vereadora da Mobilidade de Lisboa

MC, 18.12.06
A Vereadora da Mobilidade de Lisboa, Marina Ferreira, foi ontem entrevistada pelo Público. Ficaram algumas novidades/notícias interessantes para a mobilidade da capital. Destaco três.

- O funcionamento dos semáforos vai ser alterado para beneficiar peões. Esta medida é muito bem-vinda numa cidade onde há várias avenidas onde após uma longuíssima espera os peões não têm sequer o direito de atravessar a rua de uma só vez. Nas Avenidades da Liberdade, da República, Joaquim António de Aguiar, etc... o peão é forçado a esperar por nova oportunidade a meio da travessia (o Francis Obikwelu não conta).
- A EMEL vai ter mais 50 fiscais. Isto é especialmente importante numa altura em que a EMEL vai finalmente ser autorizada - já estava previsto na lei - a autuar todos os automóveis estacionados em local proibido, em segunda fila ou no passeio e não apenas aqueles que não pagaram parquímetro. Acaba assim a incongruência de quem estacionou bem mas não pagou ter uma probabilidade maior de pagar multa do que quem estacionou mal e também não pagou.
- A CML vai continuar a apostar em parques para residentes, o que retira carros das ruas e dá lugar a quem realmente precisa.

Algumas citações menos felizes

- "Às vezes venho de metro mas geralmente chego de carro. Venho de Alvalade. (...) Gosto imenso de andar de transportes públicos. Agora muitas vezes não consigo, como toda a gente." - Toda a gente?! Reparem que a senhora mora num local com Metro e que tanto o edíficio da CML na Baixa como o de Entrecampos têm Metro nas redondezas.
- "Vai", resposta a "O túnel do Marquês vai contribuir para melhorar o trânsito em Lisboa?"
- À pergunta "Defende portagens para aceder ao centro da cidade?", responde: "Não. Esta solução surgiu em Londres quando já estavam esgotados todos os outros mecanismos de controle do tráfego e os engarrafamentos eram brutais."
- "Não conheço bem a Circular das Colinas. (...) Não acho (que a circular seja a espinha dorsal da revitalização da Baixa). Na Baixa há três eixos que é preciso descomprimir: a Rua do Alecrim/Misericórdia, a Rua do Ouro/Prata e a zona ribeirinha." Há que explicar a quem não sabe, como a vereadora, que a circular das colinas é uma velha ideia de facilitar o trânsito em certas avenidas que circundam o centro histórico da cidade para desviar o trânsito que apenas quer atravessar o centro histórico.
- "Mas com carros, porque uma avenida não é 'pedonal" (sobre possíveis alterações às avenidas junto ao Tejo). Já agora , "pedonal" não é português.

1 comentário

Comentar post