Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Bilhetes na Holanda

MC, 08.12.06

Em 1980 a Holanda aproveitou uma tecnologia de ponta, o papel, para facilitar o uso dos transportes públicos no país.  Foi introduzido o Strippenkaart que pode ser usado em todos os transportes públicos de todas as cidades e vilas do país.
Todos mesmo! Autocarros urbanos ou de longo-curso, eléctricos, metros, comboios suburbanos ou de longo curso... até nos Inter-Cidades!
A ideia é muito simples. O cartão dobrável tem 15 ou 45 tiras. Conforme o número de zonas que os passageiros atravessam há que picar o número correspondente de tiras.

Tal como em muitas coisas, a melhoria da mobilidade não depende em grande parte de dinheiro. Imaginem-se no  centro de Lisboa e deslocarem-se a algum sítio longe do centro de Almada ou Cascais. Autocarro, metro, barco, comboio tudo com o mesmo bilhete... (eu não consigo!).
Novas tecnologias não têm por cá faltado: chips, bandas magnéticas, etc. O problema é simples e a sua resolução impagável: mesquinhez e falta de vontade política (governo, autoridades metropolitanas, câmaras e operadoras).

Resta acrescentar, em tom de brincadeira, que até a Holanda se vai converter e começar a usar um sistema de chip... mas nacional claro!
 

3 comentários

Comentar post