Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013

Apanhado de Agosto no FB

Apesar de termos criado menos textos ultimamente, o Menos Um Carro tem continuado bem activo na partilha de textos e informações na página do Facebook. A partir de agora vou fazer um apanhado mensal das melhores coisas que passaram por lá, para quem não tem o hábito de seguir o Facebook. Aqui fica o melhor de Agosto:

 

Reportagem da SIC sobre o novo Código da Estrada que deixa de descriminar negativamente os ciclistas.

 

O Coliseu de Roma vai deixar de estar rodeado por automóveis.

 

A CM de Viana gasta 60 mil euros num só mês para que os donos dos popós não gastem do seu bolso. É esta a noção de "serviço público" que as autoridades locais têm.


Planear as cidades para o automóvel condena os pobres a ficarem pobres, cristalizando a desigualdade social. Não sou eu que o digo, é o prémio Nobel em economia Paul Krugman.


Mais do que o policiamento, as leis, a economia, etc. a poluição automóvel (em concreto o chumbo, que afecta o desenvolvimento cerebral) parece ter sido a causa do pico de criminalidade violenta que houve nos EUA nos anos 80 e 90.


Há muita gente que diz que andaria de transportes se houvesse estacionamento à entrada de Lisboa. A CML fez-lhes a vontade, e o programa foi um fracasso. A carro-dependência fala mais alto que as boas intenções.


"Upon closer consideration, moving from petroleum-fueled vehicles to electric cars begins to look more and more like shifting from one brand of cigarettes to another. We wouldn’t expect doctors to endorse such a thing", no World Streets

 

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publicado por MC às 16:45
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3 comentários:
De André a 27 de Setembro de 2013 às 19:41
Só uma coisinha em relação ao último ponto. Se um bilhete de metro não fosse 1,40€, talvez quem mora fora de Lisboa não tivesse problemas em usar os transportes públicos.
No meu caso particular, moro em Mafra. Quando vou visitar o meu avô (que mora no Bairro Alto) vou com os meus pais. Se fôssemos de transportes públicos teríamos 7,40€ vezes 3 (portanto 22,20€) só no autocarro de Mafra a Lisboa, mais 1,40 vezes três (portanto 4,20€), no total, os transportes ficariam a 26,40€. Tendo em conta que no carro a gasóleo gastamos cerca de dois euros em portagens (não usamos sempre a A21, autoestrada mais cara do país, ou das mais caras, de acordo com a campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Mafra), digamos, cerca de 15€ em combustível e no máximo, quatro, cinco euros de estacionamento e não temos preocupações com horários, tem aí um bom motivo para continuar a levar o carro para Lisboa.
É claro que no momento em que eu também passei a ter passe (só de Mafra até ao Campo Grande, visto que estudo na FLUL) e a minha mão também tem passe (esse já com os transportes Carris, Metro e comboios na cidade), as contas alteraram-se bastante, mas durante anos não era esse o caso.
Há muitos mais fatores para além do estacionamento, e para mim, o mais importante deles todos, é a falta de comparticipação nos transportes públicos (e a exploração monopolista de empresas privadas como a Barraqueiro, proprietária da Mafrense) em comparação com o que é gasto nos veículos privados que estraga qualquer tentativa da Câmara de Lisboa para reduzir o número de viaturas na cidade.
De André a 27 de Setembro de 2013 às 19:43
Queria dizer mãe e não mão, no terceiro parágrafo.
De Anónimo a 1 de Outubro de 2013 às 19:27

E bom ser bom mas melhor e ser melhor

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