Segunda-feira, 23 de Abril de 2007

Parque de Bicicletas em São Paulo

(Notícia vinda do Apocalipse Motorizado)
Em São Paulo foi inaugurado o primeiro parque de estacionamento gratuito, vigiado e abrigado para bicicletas junto a uma estação de Metro. É uma notícia excelente para um cidade martirizada pelo transporte rodoviário individual e um excelente sinal das autoridades.
A bicicleta é o transporte ideal nas grandes cidades para conjugar com os transportes de longo percurso, como os comboios suburbanos ou o metro  Por exemplo em Lisboa a grande maioria da população nas linhas de Cascais, Sintra e Vila Franca mora a poucos quilómetros de uma estação. Esta distância poderia facilmente ser percorrida de bicicleta em vez de automóvel com a vantagem de reduzir o trânsito, a poluição e os enormes espaços e custos necessários para os parques de estacionamento de automóveis. Basta pensar que num espaço de um automóvel cabem facilmente umas 10 bicicletas.
publicado por MC às 11:57
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Osvaldo Lucas a 24 de Abril de 2007 às 20:57
Não sei se a bicicleta será o meio de transporte ideal nas grandes cidades.
Mas nalgumas, acaba por ser (uma das) imagem(ns) de marca.
Não sei como é que tal foi originalmente conseguido.

CAMBRIDGE!!
http://www.flickr.com/photos/yolise/sets/72057594083719598/detail/
De Alexandra a 25 de Abril de 2007 às 23:32
É sempre bom ler uma notícia destas mas ao mesmo tempo é triste pois temos noção que isso no nosso Portugal é uma verdadeira utopia. Ando sempre de carro porque na verdade os nossos transportes são um degredo. Os preços, os atrasos constantes, as condiçoes... Mas se houvessem condições para me deslocar de bicicleta, ou seja, estes parques e pistas próprias como já existe em Cascais parece-me, não pensaria duas vezes e levava a minha bicicleta.
De Leonardo Oshiro a 11 de Novembro de 2008 às 08:23
Não precisamos ter cérebros com capacidades comparáveis a de Einstein pra perceber a direção que nossa sociedade está caminhando e o aumento notório das superpopulações que vivem nas grandes metrópoles ao redor do globo e. O voraz avanço tecnológico aliado ao perene aumento da qualidade de material humano e a eterna busca de oportunidades que essas cidades oferecem, contribui ainda mais pro aumento do número de habitantes. Refletindo um pouco mais acuradamente, a já dantesca frota de veículos e situação caótica do trânsito da cidade de São Paulo recebe um acréscimo de uma média de 1000 carros, com a mesma frequência que você recebe seu jornal favorito ou se deita pra dormir. Isso mesmo, MIL carros a cada dia UOL /especial trânsito).
Infelizmente estou morando fora do Brasil e não tinha conhecimento do "bicicletário " inaugurado na nossa cidade, e apesar da distância têm ciência da qualidade nada satisfatória do transporte público da cidade. são iniciativas como essa carregam a esperança de que existam sim, pessoas com honestidade e vontade trabalhando na administração pública, uma exemplo de atitude que todo cidadão deveria se mobilizar pra apoiar.
A curto prazo, a implantação de um sistema cicloviário de qualidade é comprovadamente um dos meios de redução de tráfego mais acessíveis e efetivos que podem existir, ainda mais quando comparado à um fator que desempenha um papel fundamental no nosso país na hora de decidir um projeto - custo.
Urge uma mudança drástica nesse pensamento derrotista inoculado no pensamento e nas palavras de alguns de NÓS, brasileiros, que temos o vício de ressaltar os exemplos que não tiveram sucesso em portugal ao invés das notáveis mudanças em Helsinki , na Finlândia, e que corriqueira e justamente critica o governo em sua negligências, mas raramente exerce ou sequer pára pra pensar, em cidadania. Pra se alcançar qualquer objetivo na vida, seja ele um projeto ambicioso ou apenas uma nova máquina de lavar, ele não acontece por si, é preciso dar o primeiro passo.
Infelizmente ainda não tive a felicidade de conhecer pessoas responsáveis pelo projeto para parabenizá-las , não apenas pela imensa contribuição com o meio ambiente, saúde e bem estar e o trânsito em si, mas pela força de vontade e determinação de acreditar no projeto , que provavelmente passou pelas já conhecidas barreiras burocráticas até chegar ao estágio de execução.
Parabéns aos que participaram direta ou indiretamente do projeto e a todos aqueles que o apóiam e incentivam.
Atitudes como essa denotam uma mudança positiva na postura da sociedade, uma arma poderosa pra quem luta e acredita não somente em São Paulo, mas no Brasil e no mundo. Sinceramente faço votos pra que esse projeto seja somente um embrião e a longo prazo incentive outros projetos , similares em aplicabilidade, alma e essência para que um dia possamos desfrutar de uma qualidade de vida melhor, mais digna e equinânime em todas as classes da sociedade.

Leonardo Oshiro - Springfield , MO

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

A EMEL vai investir 40 mi...

tags

lisboa(222)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(102)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006