As esplanadas, os contentores, uma banca na rua, etc. são tudo exemplos de ocupação do espaço público que é paga por quem dela usufrui. Pagar pelo estacionamento de um automóvel no espaço público não é, assim, uma aberração como os carrocratas nos querem fazer crer, mas um pagamento justo pela privatização de algo público que é feito em tantas outras situações. É acima de tudo uma ferramenta indispensável para uma boa gestão do espaço público que é um bem escasso numa cidade. Se as esplanadas fossem gratuitas, todos os cafés e restaurantes ocupariam abusivamente o espaço à sua frente. Estacionamento pago garante que o espaço não seja ocupado ad aeternum por alguém, mas que haja rotação e possibilidade de todos o usarem.
Hoje descobri o valor de outra ocupação por algo público... o ar. Ou melhor, uma pequeníssima parte do espectro electromagnético (as frequências das emissões rádio), pela qual as três operadoras de telemóvel pagaram 372 milhões de euros! O ar é de todos, mas se o seu uso fosse gratuito, seria impossível ver televisão ou telefonar.
........................................
E para nos lembrar a importância dum espaço público livre de automóvel, o A Nossa Terrinha compara algumas praças em localidades portugueses e espanholas.
lisboa(212)
ambiente(201)
bicicleta(143)
cidades(110)
portugal(105)
peões(101)
sinistralidade(69)
estacionamento(63)
espaço público(55)
bicicultura(48)
economia(48)
comboio(47)
auto-estradas(40)
automóvel(37)
trânsito(31)
energia(29)
porto(27)
Blogs sobre mobilidade sustentável
Apocalipse Motorizado (Brasil)
Blogue colectivo da Massa Crítica
Planeta Bicicultura (agregador)
Por um mundo + seguro (Brasil)
100 dias de bicicleta em Lisboa
Páginas
Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
BUTE (bicicletas p/ estudantes)
Ciclovia (lista das ciclovias em em Portugal)
Critical Mass (não oficial) #1
Critical Mass (não oficial) #2
Environmental Transportation Association (UK)
Fed. Port. de Ciclotur. e Utilizadores de Bicicleta
Itinerarium (transportes públicos do Porto)
Mário J Alves (página pessoal)
Massa Crítica/Bicicletada Portugal
Sociedade do Automóvel (documentário BR)
Transporlis (transportes públicos de Lisboa)
Outros blogs relacionados
Boleias (carpooling) e Alugueres Curtíssimos de Carro (carshare)
GalpShare (boleias)