Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

Lisboa reganha duas linhas de metro

 

Depois de várias más notícias sobre os planos do governo para os transportes públicos de Lisboa, uma melhor. O Público diz que vai ser criado um passe único para Lisboa, o que finalmente incluirá a CP (operador público!!) e outros operadores. A CP tem várias linhas ferroviárias dentro de Lisboa, que estão completamente sub-aproveitadas por estarem desintegradas da rede do metro, especialmente em termos de bilhética: têm passes, bilhetes e preços diferentes.

O mapa acima indica o real mapa ferroviário de Lisboa, mas ninguém tem isto na cabeça. Há uma linha que faz Alcântara - Campolide - Sete-Rios - Entrecampos - Areeiro - Chelas - Oriente, onde só se vê passageiros com partida ou destino no subúrbio. Uma linha que cruza a cidade, não é usada para deslocações na cidade, por má gestão. 

Parabéns ao governo se a medida se concretizar.

Quanto à reestruturação das carreiras, concretiza-se o que já se esperava. Depois de um grupo de trabalho ter feito o papel de bad cop, propondo acabar com dezenas de linhas de autocarro e barco, agora o governo aparece como salvador da Pátria, cortando apenas parte. Basta ler a imprensa para ver como muita gente caiu que nem uns patinhos. Não deixa de ser má notícia.

 

..............................................................................

A ler, The Death of the Fringe Suburb no NYT (via), sobre a morte desse expoente máximo da cultura automóvel norte-americana, os subúrbios de baixíssima densidade onde todas as deslocações são feitas de carro.

publicado por MC às 09:52
link do post | comentar | favorito
20 comentários:
De cm a 20 de Janeiro de 2012 às 10:25
Sem dúvida.
Esta técnica de deixar "fugir" informação catastrófica para depois, afinal, ser outra coisa não-tão-má, já mete nojo.
Mas, como dizes, a CP passar a ser vista pelos lisboetas não é mau.
Falta ver o preço dos passes...
De Maquiavel a 20 de Janeiro de 2012 às 12:04
O preço dos passes näo se deveria alterar. Ponto final.
Há transeferência de meios de transporte, e näo uso de "mais um transporte que anteriormente".

Exemplo: Passe Azambuja-Lisboa CP+Carris 90€
Com um bilhete integrado a pessoa por exemplo deixa de usar a Carris e usa o Metro, se for mais conveniente. Ou em vez de usar dias carreiras da Carris passa a usar uma mais Metro. Nada muda, só a flexibilidade e a produtividade pessoais!

Até que enfim uma boa notícia!
De Joana a 20 de Janeiro de 2012 às 14:08
Sempre fui uma utilizadora do comboio dentro de Lisboa e sempre me fez muita confusão o desaproveitamento das linhas férreas que atravessam Lisboa: o comboio é o meio de transporte mais rápido de Lisboa (mais rápido do que o metro). Cheguei a comprar muitas vezes o passe L1, que também dá para o comboio, embora fosse mais caro.

Quanto ao futuro "passe único", eu suspendo os aplausos até conhecer os preços. O atual passe L1 custa 46 euros. O passe mensal só para o metro vai aumentar para 36 euros, segundo o que foi noticiado há dias no JN. Se o "passe único" vier a custar 46 euros ou perto disso, só na aparência é que haverá uma melhoria.
De MC a 20 de Janeiro de 2012 às 14:42
Sim, concordo.
Mas mais do que o passe, é a uniformização bilhética que virá a seguir, que me faz ficar contente.
De JB a 20 de Janeiro de 2012 às 15:53
MC, a uniformização bilhetica já existe há uns meses, não? O Zapping.
De MC a 20 de Janeiro de 2012 às 16:35
Existe uniformização da estética do Zapping... eles de facto são todos iguais, mas o Zapping do metro não funciona na CP e vice-versa. Pelo menos da última vez que usei a CP, ainda era assim
De Zapping a 20 de Janeiro de 2012 às 21:27
O Zapping é uma forma tarifária em que se carrega dinheiro num suporte e cada unidade corresponde a X cêntimos. O Zapping não pertence a uma empresa, é um bilhete multimodal que pode ser utilizado na Carris, no Metro, na CP e na Transtejo/ Soflusa (não tenho a certeza se serve para todas as ligações fluviais).
Em cada uma dessas empresas e consoante a viagem, é descontando o preço correspondente (no caso da Carris e do Metro o custo é exactamente igual ao bilhete de 1 zona ou 2 zonas equivalente) ou então ao valor que está pré-definido para um bilhete "geral" - na CP o bilhete custa 1,70€ e dá(va?) para uma viagem, independete do número de zonas.

O Zapping pode ser carregado não só no 7 Colinas/ Viva Viagem (o cartão que parece de papel) e também no Lisboa Viva - e pode estar simultaneamente carregado com passes se a pessoa o(s) tiver.

Para mais informações:
http://www.publico.pt/Local/zapping-novo-bilhete-recarregavel-comeca-a-funcionar-na-segundafeira-em-lisboa-1309862 (de 2007! daí só mencionar a Carris e Metro)
http://otlis.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=69
http://www.carris.pt/pt/pre-comprados
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=1043
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=6938924161230310VgnVCM100000be01a8c0RCRD
http://www.transtejo.pt/pt/horarios_tarifarios/tarifario_bilhetes.html
De MC a 20 de Janeiro de 2012 às 22:39
Caro Zapping,

eu preciso de ter 3 bilhetes com Zapping no bolso constantemente, um para Metro/Carris/Soflusa, outro para CP, outro para Transtejo,
De facto ele tem sempre o mesmo nome, mas não posso usar o mesmo bilhete para as várias operadores. Ou seja, vai dar ao mesmo que ter sistema bilhéticos diferentes
De Sergio a 23 de Janeiro de 2012 às 10:17
Incorreto, garanto por experiência própria que um mesmo bilhete carregado com saldo Zapping funciona pelo menos simultaneamente no Metro/Carris/CP e TT (na Soflusa nunca experimentei).
A informação do comentador Zapping está correta.
De MC a 23 de Janeiro de 2012 às 11:18
Ok, ok. Como disse, referia-me à última vez que andei na CP, que já foi há alguns meses.
Mas será que isso se passa em todas as linhas? E como é se cobram os diferentes trajectos da CP? É preciso marcar a saída?


De Anónimo a 23 de Janeiro de 2012 às 11:39
O bilhete é limitado por tempo (à semelhança do que se passava no Metro antes de porem as barreiras).

Detalhes aqui: http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=6938924161230310VgnVCM100000be01a8c0RCRD

De MC a 23 de Janeiro de 2012 às 12:15
Obrigado Anónimo pelo link.
Ok, a cobrança é feita a tempo, independentemente da zona - ao contrário do que acontece na Carris e no Metro (onde mesmo o Zapping é feito com tempo limite E com área limite).
Vou portanto continuar a usar o meu cartão separado para a CP - já que me continua a sair mais barato 1,50€ (carregamento por viagem), em vez de 1,70€ (carregamento por tempo)
De Miguel Barroso a 23 de Janeiro de 2012 às 11:59
MC, estás a fazer confusão entre carregamento Zapping e carregamento de viagens individuais de cada operador. Os cartões são todos iguais, mas podem funcionar de dois modos: ou com um carregamento Zapping com dinheiro, que funciona em vários operadores, ou com carregamento de viagens para um operadores específico - ficando limitado a esse operador.

É mais uma daquelas coisas para fazer confusão, pois dependendo das viagens, um ou outro pode ser mais ou menos vantajoso.

Na Carris, por exemplo, se a viagem tiver percurso urbano e suburbano (2 zonas) sai mais barato pagar a tarifa de bordo (1,75€) do que usar o carregamento Zapping (2x1,05€)

Já na CP, na linha de Cascais por exemplo, eu tenho sempre um cartão Viva Viagem carregado com bilhetes Algés-Cais do Sodré, pois são mais baratos do que se usar o pagamento Zapping... mas se for para Cascais, sai mais barato o Zapping...

Enfim... tristezas do nosso país!
De MC a 23 de Janeiro de 2012 às 12:12
Obrigado pela explicação Miguel, e de facto não sabia dessas diferenças tarifárias (como moro e trabalho no centro nunca verifiquei isso).
Mas de facto não estava a verificar o carregamento zapping com as viagens. Apenas não sabia que a CP já tinha zapping para lá das viagens.
De José a 20 de Janeiro de 2012 às 14:20
Falta nesse mapa a importante parte da linha vermelha Alameda-Saldanha-S.Sebastião
De MC a 20 de Janeiro de 2012 às 14:43
É verdade, o mapa já tem 2 anos.. e na altura até escrevi um post quando o encontrei! Isto porque normalmente o Metro e a CP até fingiam que o outro não existia. Um mapa da CP com o Metro lá, já foi uma conquista.

De Patricia a 20 de Janeiro de 2012 às 19:21
nenhuma noticia sobre o assunto explica se os passes de uma só operadora desaparecem e passa a haver apenas o passe lx urbano e sub.é que eu só uso comboio cp e ja pago 50euros. se for obrigada a comprar um passe com o dobro ou triplo do preco,do qual nunca vou usufruir,a noticia deixa de ser boa.
De leitor a 22 de Janeiro de 2012 às 00:06
Sou utilizador de metro e carris, mas nunca usei estas "linhas escondidas". De quanto em quanto tempo passa um comboio, por exemplo, para ir de Sete Rios ao Areeiro?
De MC a 23 de Janeiro de 2012 às 11:20
A frequência é baixa. No caso da linha que eu uso (Areeiro-Alcântara) é de 30 minutos!! Bom, mas é a pior.
Tem a vantagem de vir à hora marcada, ao contrário do Metro e Carris.

Os horários estão aqui:

http://cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=a4f6f9e12a584010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
De Maquiavel a 26 de Janeiro de 2012 às 11:54
A bem dizer, näo reganha 2 linhas de Metro...
säo pelo menos 3! A saber:

1 - Oriente-Amadora
2 - Rossio-Amadora
3 - Linha de Cascais

Mais a 4 - Oriente-Alcäntara

Alguma partilham a mesma linha, é certo, mas em Portugal gerem-se as linhas por *destinos*...

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Não podemos estar indifer...

É fisicamente impossível ...

Se o estacionamento não f...

O planeamento urbano cent...

Mais estradas não resolve...

E também não, um carro em...

Não, um carro estacionado...

Até na OMS há preocupaçõe...

Os supermercados que cobr...

Até as multas ao estacion...

tags

lisboa(224)

ditadura do automóvel(216)

ambiente(208)

bicicleta(157)

cidades(114)

portugal(113)

peões(103)

sinistralidade(74)

estacionamento(71)

carro-dependência(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(58)

espaço público(58)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(39)

trânsito(33)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Outubro 2017

Setembro 2017

Julho 2017

Junho 2017

Janeiro 2017

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006