Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Como evitar a chuva de bicicleta

MC, 29.11.10

Em países onde a chuva é uma constante, há páginas com previsões detalhadas da chuvas. Isto dá um jeitão a quem se desloca de bicicleta (ou de mota*), que assim pode planear melhoras suas deslocações. Apesar de Portugal ter menos dias chuvosos que a Holanda e a Dinamarca, não deixa de ser uma problema ocasional.

Que eu saiba, o território nacional não está totalmente com radares de pluviosidade, mas pouco falta. Infelizmente esta informação não está unificada toda na mesma página, e pior não existem previsões para a chuva nas próximas horas. Contudo observando os locais onde choveu nos últimas horas - e as páginas que deixo a seguir têm a possibildiade de ver o radar de 30 em 30 minutos - é fácil ter uma ideia para onde é que a chuva se está a deslocar.

Instituto de Meteorologia - apenas cobre o Sul de Portugal.

Agencia Estatal de Meteorlogia (Espanha) - não cobre a Grande Lisboa.

 

 

Do exemplo acima, e usando a imagem de meia hora antes, percebe-se que há chuva prestes a chegar a Cascais e Sintra (a Oeste de Lisboa) e que passado mais um pouco, ela chegará ao centro da cidade.

 

Adenda, algumas sugestões deixadas pelos leitores:

AccuWeather: Lisboa Porto outras com previsões hora-a-hora.

Meteo IST: com previsão muito detalhada da quantidade de chuva nas próximas horas para os aeroportos. Tem ainda qualquer ponto de Portugal Continental com menos detalhe.

 

* Curiosamente a pergunta "e como fazes quando chove?" com um tom de desprezo é feita a quem anda de bicicleta, mas nunca a vi a ser feita a quem anda de mota.

 

...............................................................................

A meteorologia até ajuda a bicicleta em Portugal, o Estado é que prefere ajudar o carro elétrico. A ler no Blogue Cenas a Pedal Uns são filhos, outros enteados.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Miguel 29.11.2010

    Miguel, a solução é mais simples do que parece: http://www.lisboncyclechic.com/?p=646
  • Sem imagem de perfil

    Miguel 29.11.2010

    Obrigado Miguel (e também ao anónimo ali de baixo).
    Não me podes dar um exemplo de umas sobre-calças impermeáveis (assim tipo um link na Amazon era altamente, porque eu estou nos EUA) para eu ver como são? (é a primeira vez que ouço falar no conceito).
    É que eu na parte de cima também não tenho muito problemas, meto uma parka daquelas fininhas que meto por cima da roupa (e da mochila também porque o tamanho já é grandito de propósito) e um gorro e está a andar de mota (ou de bicicleta no caso), mas nas pernas por muito ligeira que seja a chuva acho-a sempre bastante incomodativa.

    E para a bicicleta, guarda-lamas e faróis (tenho à frente e atrás) são suficientes?

    Já agora, parabéns pelo teu blogue. Não o conhecia , mas fiquei fã! Já faz parte do meu Google Reader.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.