Quinta-feira, 5 de Abril de 2007

Redução do número de comboios na Linha de Sintra

A redução do serviço já é do verão passado, mas a notícia é de hoje (Público)

A Comissão de Utentes da Linha de Sintra vai distribuir um questionário a solicitar aos utilizadores daquele transporte que se pronunciem sobre o fim de 106 horários. Segundo Rui Ramos, à Lusa, em Julho de 2006 a CP "eliminou 70 dos 358 comboios existentes aos dias de semana da Linha de Sintra, reduziu 180 dos existentes aos fins-de-semana e 36 dos existentes nos feriados, o que causou graves transtornos aos utentes da Linha". E acusou a empresa de promover uma política "economicista em detrimento do direito dos utentes". O questionário será distribuído durante este mês em várias estações.

A CP vai de mal a pior.
publicado por MC às 09:44
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Osvaldo Lucas a 7 de Abril de 2007 às 22:16
A CP já gasta demasiado dinheiro dos contribuintes com o seu défice de exploração crónico.

Agora, se o país aceitar que todos paguem para que 6 pessoas viajem às 3 da manhã entre Cascais e o Cais do Sodré, quem sou eu...
(o exemplo é meramente ilustrativo!)

De certeza que se fosse economicamente rentável, os comboios não seriam suprimidos.
A ideia deste país tem de ser "corte-se em tudo" quanto se puder. mesmo que alguns fiquem prejudicados e já não seja preciso baixar o défice.
Abaixo a linha do Tua! Abaixo os SAPs que atendem menos de 10 pessoas por noite! Abaixo a paragem de comboios em apeadeiros onde, de tempos a tempos alguém entra/sai!
PS - Confirmar a razoabilidade custo/benefício antes...
De MC a 12 de Abril de 2007 às 16:05
Fico sem perceber onde começa e onde acaba a ironia...
Claro que defendo uma análise custo benefício, e SAPs com 0,5 atendimentos por noite são um absurdo.
Agora o défice da CP deve-se em primeiro lugar a uma péssima gestão e em segundo a linhas que de facto não fazem muito sentido como estão neste momento. Nem é preciso falar do Tua, o funcionamento actual da linha Cacém-Caldas-Figueira da Foz é um absurdo.
O défice da CP não se deve de certeza às linhas sub-urbanas . Talvez não saibas, mas comboios às 3 da manhã não existem, e os últimos levam bem mais de seis pessoas.
Por último, e mais importante de tudo, eu defendo que os transportes públicos devem ser financiados. Por trazerem vantagens em termos ambientais, de trânsito, de qualidade de vida, de racionalidade do uso do espaço urbano, etc... em comparação com o transporte individual. Devem pois ser positivamente discrimnados.
Segundo a UE os custos inerentes aos automóveis que não são pagos pelos seus utilizadores ascendem a 1300€ por cada europeu! Quem me dera que os transportes públicos recebessem isso de cada um de nós.
Não se pode olhar para um comboio com 6 pessoas às 3 da manhã (que, repito, não existe) e pensar só nessas 6 pessoas. Além dessas 6 haverá muitas outras que apesar de não terem usado o último comboio, sabem que ele existiria se precisassem de ficar até tarde em Lisboa, e que por isso também deixaram o carro em casa. Serão menos uns 50 automóveis que não vêm encher e poluir Lisboa.. Se isso não merece financiamento, não sei o que merecerá.

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

A EMEL vai investir 40 mi...

tags

lisboa(222)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(102)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006