Quarta-feira, 2 de Junho de 2010

Carros, as vacas sagradas das alterações climáticas

 

Fonte: AEA
A União Europeia há vários anos que tem política ativas na redução da emissão de gases do efeito de estufa. Foi a principal defensora do protocolo de Kyoto, onde se comprometeu (na altura a 15) a reduzir as suas emissões de 2008-2012 em 8% face a 1990. Como se vê na parte de cima do gráfico, a Europa reduziu 11% das suas emissões em 2008 face a 1990. Esta redução teve obviamente um custo, nova legislação, nova tecnologia, indústrias que tiveram de ser convertidas, novos hábitos, etc. De lembrar que a economia cresceu mais de 40% neste período, de modo que a redução de 11% é realmente um sucesso.
O transporte rodoviário é no meio disto tudo uma vaca sagrada na Europa. Este setor aumentou as suas emissões em 26%. Em 1990 era responsável por 12,8% do total, em 2008 por 18,2%. A UE ficou-se por meros objectivos de melhoria de eficiência (e mesmo estes foram sendo retirados por enorme pressão da indústria), nunca tendo havido a intenção de reduzir o transporte rodoviário. Bem pelo contrário, o apoio a construção de infra-estruturas rodoviárias continua a merecer milhões em apoios comunitários todos os dias.

 

 

E não, o carro eléctrico (mesmo com electrões provenientes somente! da energia eólica) não é uma solução para isto.

 

 


 

A comprar esta semana em Lisboa, a Time Out dedicada à bicicleta na cidade.

publicado por MC às 13:14
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3 comentários:
De Pedro M. a 2 de Junho de 2010 às 15:34
Embora concorde com o sentido geral do post houve um estudo britânico que provou que a suposta redução de emissões da UE deveu-se sobretudo à fuga de muitas indústrias poluentes para outros países e que na verdade as emissões per capita aumentaram, mascaradas pela exportação dos factores negativos.
De MC a 2 de Junho de 2010 às 16:59
Sim,
é verdade que houve deslocalização da indústria. Foi em parte a pensar nisso que inclui toda a UE a 27 (que não tem objectivo de Quioto) em vez de a 15. Isto porque parte da indústria foi deslocalizada para o leste.
Não sei se esse estudo contará com a UE27 (visto não haver um objectivo).
De MC a 3 de Junho de 2010 às 11:10
Pedro,
outra coisa que me esqueci. Independentemente da redução das emissões totais, das deslocalizações, do protocolo de Quioto, etc. se olharmos apenas para o setor rodoviário em valores absolutos, as emissões cresceram 26%!
É claramente um setor que tem tido rédeas largas.

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