Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Sedentarismo e saúde pública

MC, 30.03.10

A falta de atividade física mata no Mundo 1,9 milhões de pessoas por ano por falta de atividade física, devido ao aumento de doenças cardíacas, do aparelho circulatório, de diabetes e alguns cancros. Só em Portugal, morrem duas pessoas por hora de AVC. Portugal é campeão europeu em obesidade infantil e em (falta de) deslocações a pé.

No Eurobarómetro publicado esta semana ficamos a saber que os portugueses são os campeões europeus na resposta à pergunta "quantas vezes exerce atividade física que não seja desporto, como andar de bicicleta, caminhar, dançar, jardinagem?", havendo  36% que pura e simplesmente respondem "nunca"! Curiosamente os italianos, cipriotas, gregos e romenos são os povos que se seguem - todos habitantes de países onde a ditadura do automóvel se afirma com mais força. No outro extremo temos os escandinavos, holandeses e búlgaros(!), onde as cidades são mais humanas e amigas dos peões e ciclistas.

 

As cidades portuguesas são pensadas exclusivamente para o automóvel: quando se demora dois minutos e meio a atravessar uma simples avenida no centro de Lisboa, não admira que haja tão pouca gente a deslocar-se a pé. Pensar no peão é algo fundamental como poítica de saúde pública.

 


Mais uma cidade portuguesa com uma Bicicletada/Massa Crítica mensal: Évora!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.