Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Os automobilistas são sempre culpados!

António C., 08.02.10

 

É recorrente ver nas nossas ruas pais a ralhar com os filhos por estes atravessarem a estrada sem olhar, ou atribuir culpas a ciclistas e peões pelos acidentes nas cidades.

 

Em culturas onde os modos suaves são protegidos, a responsabilidade é sempre atríbuida ao elemento com um veículo mais pesado. Este conceito de protecção do mais fraco, já foi referido várias vezes neste blog e em inglês chama-se "strict liability". (Aceito sugestões para tradução deste termo)

 

No seguinte video, este conceito é explicado sucintamente e com clareza.

 

 

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Miguel 09.02.2010

    «asbestos» em português é normalmente conhecido como amianto (só para quem não sabe do que se está a falar)
  • Sem imagem de perfil

    Rogério Leite 09.02.2010

    MIGUEL... Asbestos tb é português!

    (as.bes.to) [é]
    sm.
    1. Min. Massa fibrosa, composta em grande parte de silicato de cálcio e de magnésio, us. como isolante térmico, acústico e elétrico
    [F.: Do lat. asbestos, i, do gr. ásbestos. Cf.: amianto.]
    ------------------
    A strict liability deveria ser a regra, não a exceção. Mesmo nos casos em que o ciclista ou o pedestre estão fazendo algo errado, é impossível determinar se ele está PRECISANDO fazer aquilo errado. Qual o pai que iria pensar em faixa ou sinal de pedestres se recebesse um telefonema no celular que o filho acaba de se acidentar gravemente? Ele atravessa e nem toma conhecimento dos carros! Como é impossível saber se aquela pessoa esta precisando ou não atravessar naquele local, cabe sempre ao motorista estar atento e evitar o acidente, e ser responsabilizado se não o conseguir. Mesmo sendo polêmico em alguns casos, como se o pedestre quise mesmo se suicidar, pex, é o mais pesado ou o mais rápido (maior energia cinética) ser responsável em caso de acidente de uma pedestre ou de um ciclista. São os "ossos do ofício" de motorista!

    Agora que a lei é branda na maioria dos casos, é! E sempre cheia de recursos e protelamentos, que impedem seu efeito "educativo" em caso de violação!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.