Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

O automóvel é o meio de transporte urbano mais estúpido que existe IV

1. Potência

 

Nos automóveis, "um cavalo" corresponde à potência necessária para elevar uma pessoa de 75Kg a uma altura de um metro num segundo apenas. 100 cavalos é a potência necessária para elevar 100 pessoas a um metro num segundo, algo como 750 00W. Claro que ninguém usa os 100cv constamente, mas este valor dá uma noção da energia gasta.

Um ciclista usa 100W de potência para se manter em movimento, algo como 0.135Cv!

Comparando os vários modos de transporte graficamente:

Gráfico tirado aqui

 

2. Peso por passageiro

 

Um Twingo pesa 800Kg, um Golf 1300Kg e um Land Rover 2500Kg. Levam em média 1,3 pessoas.

Uma bicicleta pesa 15Kg e leva pelo menos uma pessoa.

Um autocarro pesa 10 toneladas e levará em média umas 30 pessoas.

Seja a diesel, gasolina ou eléctrico, mais de uma tonelada de material circulante por pessoa (sem ser em carris) será sempre um desperdício energético, económico e ambiental.

 

Postas I, II e III.

 


A ler, uma história de uma verdadeira vítima de uma cidade feita a pensar no carro e não na pessoa no CidadaniaLx.

publicado por MC às 16:44
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5 comentários:
De Joana a 17 de Novembro de 2009 às 10:19
Estes artigos são sempre os melhores e nunca são os mais comentados! Para contrariar, aqui deixo um comentário inútil!
De Ana Barroso a 12 de Dezembro de 2009 às 02:19
Subscrevo!
De ehgarde a 10 de Junho de 2010 às 18:50
Já discuti (no bom sentido) com o autor do gráfico para cujo link somo remetidos ao clicar no "humilhante" http :/ lisboaenova.org images stories /Workshops/2007 VAA %2024052007 TiagoFarias_apresentacao.pdf ), Prof. Tiago Farias.
E discuti pois ele se esquece SISTEMATICA e REITERADAMENTE de um outro meio de transporte colectivo - que também não consta do gráfico acima, como aliás nenhum outro meio de transporte colectivo (porquê?) - que, obviamente não mais eficiente do que a bicicleta mas que fica entre o "homem a pé" e o "eléctrico": o TROLEICARRO.
Sei que a maioria das pessoas ''comuns' (sem ofensa a ninguém!) desconhece este meio de transporte; mas não o Dr. Tiago Farias! Convém não esquecer que ele é o Vice-presidente do conselho de Administração da Associação Portuguesa do Veículos a Gás Natural (APVGN) e presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), entidades que, naturalmente promovem a utilização desses combustíveis (?).
Mas como aqui a ideia é promover a bicicleta versus automóvel, fico-me por aqui. Mas prometo postar em breve um gráfico que "complementa" o que está acima.
De ehgarde a 10 de Junho de 2010 às 18:56
Peço desculpa mas o comentário acima foi escrito para o Facebook. Par este blogue deve ser lido da seguinte forma:
«Já discuti (no bom sentido) com o autor do gráfico acima (http :/ lisboaenova.org images stories /Workshops/2007 VAA %2024052007 TiagoFarias_apresentacao.pdf ), Prof. Tiago Farias.
E discuti pois ele se esquece SISTEMATICA e REITERADAMENTE de um outro meio de transporte colectivo - que também não consta do gráfico apresentado no post do Facebook, como aliás nenhum outro meio de transporte colectivo (porquê?) - que, obviamente não é mais eficiente do que a bicicleta mas que fica entre o "homem a pé" e o "eléctrico": o TROLEICARRO.
Sei que a maioria das pessoas ''comuns' (sem ofensa a ninguém!) desconhece este meio de transporte; mas não o Dr. Tiago Farias! [Convém não esquecer que ele é o Vice-presidente do conselho de Administração da Associação Portuguesa do Veículos a Gás Natural (APVGN) e presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), entidades que, naturalmente promovem a utilização desses combustíveis (?)].
Mas como aqui a ideia é promover a bicicleta versus automóvel, fico-me por aqui. Mas prometo postar em breve um gráfico que "complementa" o que está acima.»
De ehgarde a 10 de Junho de 2010 às 19:35
Aqui vai um primeiro: http://www.facebook.com/photo.php?pid=31240019&l=c595360a48&id=1403306715
Retirado de SASSO, Alessandro et alii, Affinità e distinzioni fra le tecnologie ibride e diesel-elettriche, in Evoluzione e prospettive nei sistemi a trazione elettrica per il TPL - Napoli - 24 ottobre 2000.
Compara percentualmente a quantidade de poluentes emitidos por diversos tipos de autocarro (da esq.): a diesel, híbrido, a GNV (metano), a GPL, troleicarro ('filobus') e “diesel-eléctrico”.

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