Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Acalmia de tráfego IX

Um truque muito simples para diminuir as velocidades praticadas dentro da cidade: esquinas dos passeios (quase) rectas. Isso obriga os automóveis a descreverem uma curva muito apertada, logo a diminuirem a velocidade com antecedência.

 

Para entender o quão importante isto é, basta pensar no Largo do Rato em Lisboa - um local que ao menos tem o mérito de ser um catálogo de exemplos do que não fazer numa cidade. Reparem o quão suaves são as diferentes trajectórias que por sua vez vão induzir grandes velocidades.

 


A não perder, uma excelente réplica do Duarte Mata (responsável da CML pelo plano de ciclovias) a mais uma reaccionária manifestação de desprezo pela bicicleta da parte do PCP.

publicado por MC às 18:27
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2 comentários:
De João a 26 de Outubro de 2009 às 19:31
De facto a redução do raio de curvatura nas intersecções é uma técnica eficaz de acalmia de tráfego.
Tem porém um contraponto, que consiste na redução da capacidade de escoamento de tráfego nessas mesmas intersecções.
Dito de outra forma, em alguns casos poderá existir um trade-off relevante entre essa técnica de acalmia de tráfego e o acréscimo de congestionamento.

No caso representado na imagem, a existência de semáforos deveria poder garantir condições de segurança da circulação quer rodoviária quer pedonal, através da conveniente repartição dos tempos atribuídos a cada fase, mas não sei será o caso.
De MC a 28 de Outubro de 2009 às 16:57
Mas João,
acalmia de tráfego e diminuição da capacidade de escoamento estão interligados. Claro que não há uma relação exactamente proporcional entre 1.fluxo/escoamento, 2. nível de congestionamento e 3. velocidade média, mas está se próximo disso quando não há mudanças modais.
Dito doutra forma: sim, nós defendemos uma velocidade média menor, logo uma capacidade de escoamento menor em automóvel. O que defendemos é que esse escoamento seja feito através de modos de transportes mais eficientes em termos de capacidade da via. Nesse caso é possível acalmar o tráfego e diminuir o congestionamento.

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