Domingo, 4 de Outubro de 2009

Triste retrato do país num só dia

Ao reler o Público de terça passada, reparo em três artigos que nos mostram o carro-centrismo vigente em Portugal. Arrisco a dizer que qualquer jornal de qualquer dia o faria.

 

1. A China vai avançar com o seu próprio TGV, alegadamente mais rápido que o francês. Tal como os EUA, a China é um país que normalmente não associamos à mobilidade sustentável mas à promoção do automóvel. Tal como a grande maioria dos países europeus também eles têm projectos de comboios rápidos a avançar a todo o vapor. Em Portugal...

 

2. Na região com maior densidade de auto-estradas da Europa, Lisboa, foram inaugurados mais 23km de auto-estrada. Uma notícia que aparece na página 27 porque as inaugurações de auto-estradas já é algo banal. E com tanta auto-estrada que já existe obviamente que uma nova teria que ser paralela a outra já existente, ao IC19.

 

3. Por baixo desta notícia um título reza "Modernização da Linha do Oeste prioritária para todos". Detesto soar fatalista mas a ferrovia é sempre consensual, esta modernização deve ser consensual há muitas décadas, mas nada acontece. Apenas auto-estradas.

 


Para compensar, um cartoon do mesmo jornal:

publicado por MC às 15:57
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Nuno a 4 de Outubro de 2009 às 18:05
Concordo com tudo, fazendo só o reparo de que a aposta no 1ºponto (TGV ou equivalente) não faz sentido se preceder a aposta no 3ºponto- modernização generalizada da ferrovia.

A alta velocidade é certamente estratégica mas a sua aplicação deverá seguir um traçado lógico (nenhum dos apresentados oficialmente até agora), uma tecnologia adaptada (não será certamente o TGV) e uma implementação no tempo certo (após eficiência optimizada do pendular, linhas suburbanas e interregionais).

Parabéns pelo blogue
De Dario Silva a 4 de Outubro de 2009 às 18:47
"A China vai avançar com o seu próprio TGV"

Não é bem assim. A China vai, com recurso a tecnologia (também) estrangeira implementar um sistema de alta velocidade ferroviária, no caso vertente, com base no produto "Zefiro 380" do fabricante de material ferroviário Bombardier (multinacional de origem canadiana).
http://www.zefiro.bombardier.com/en/portfolio/zefiro380.html
Pese embora o caminho entretanto feito pelo automóvel em direcção à abundância per capita da Europa ocidental ou dos EUA, a China continua a ser um país imensamente ferroviário sendo o mais recente e notório projecto a chegada do comboio ao Tibete, aos 5,000 m de altitude, num feito de engenharia próprio de gigantes.
De MC a 9 de Outubro de 2009 às 14:35
Eu não queria dizer a "sua própria tecnologia" apenas "a sua rede de TGV".

Quanto ao automóvel na China, claro que não tem o peso que tem no ocidente, mas na China houve durante muitos anos uma política activa de promoção do automóvel!

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

A EMEL vai investir 40 mi...

tags

lisboa(222)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(102)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006