Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

O amor ao desperdício

MC, 14.09.09

No último jornal da Quercus temos esta informação interessantíssima, que infelizmente não encontrei na página da ERSE. Diz Francisco Ferreira a propósito da 4ª fonte de energia, a que não se consome:

"A eficiência energética é de facto a forma mais barata de "produzir" energia. Um kWh poupado, de acordo com a ERSE, é dez vezes mais barato que um kWh a ser produzido, inclusive por energias renováveis. (...) A Comissão Europeia identificou um potencial de poupança energética pelo melhoramento da eficiência de 20%."

Esta é a minha crítica habitual à política energética em Portugal: pensa-se em como produzir mais e mais energia, sem sequer pensarmos como podemos usar a que já temos mais eficientemente. É exactamente esta mentalidade que está por detrás da promoção do carro eléctrico. Não nos focamos nos instrumentos que já existem e que são mais baratos (transportes públicos e transportes suaves), mas em como manter e promover o actual paradigma de desperdício.

 

Posta antiga sobre o mesmo tema: Carros e Eficiência Energética.

 


Boa notícia em Lisboa: depois de vários contra-tempos provocados pelo PCP e o PSD, o programa de bicicletas públicas de Lisboa voltou a arrancar. Vai agora haver uma negociação directa com os melhores concorrentes para o projecto.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    CM 14.09.2009

    "Nós" ao poder!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.