Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Como se mata uma região? (II)

TMC, 01.09.09

Agradeço ao Daniel Conde a recolha dos seguintes vídeos. Demonstram, em 1992, a revolta das populações face ao encerramento da ligação a Bragança, a construção do IP4 como solução alternativa e milagrosa, a incúria e falta de sentido cívico do governo de Cavaco Silva e da CP e os danos imensos causados à auto-estima das povoações.

 

 

Alguns dados:

 

Vítimas na linha do Tua desde 1889: 20

Vítimas no IP4 desde 1993 até 2004: 220

 

A rentabilidade de uma linha ferroviária não pode ser um critério para encerramento por várias razões. Não contabiliza os efeitos dinâmicos agregadores para a região: criação de emprego (muito mais do que uma qualquer auto-estrada, mesmo com portagens) sentido colectivo de pertença e valor, até ao nível do imaginário e das memórias, conservação de património e potencial turístico, transporte de mercadorias. Além do mais, a perspectiva maniqueísta de colocar a questão em termos de ligação ferroviária OU ligação rodoviária está errada; amba deverão ser complementares e não almejar a substiuírem-se.

 

Tal como afirmou o presidente da empresa espanhola que administra as respectivas vias de linhas estreita, a sua empresa não é rentável mas os ganhos são inúmeros. É a sociedade em si que ganha, não a empresa.

 

E mesmo que a questão fosse apenas de rentabilidade:

 

O metropolitano de Lisboa tem um passivo de 2,2% do PIB nacional de 2007, 3300 mihões de euros. Vai encerrar?

Os prejuízos operacionais da CP são de 135 milhões de euros enquanto que os da REFER são de 131 milhões.


O túnel do Marão vai custar 400 milhões de euros e além da questão da justiça, com a qualqu concordo, vai salvar vidas, segundo o primeiro-ministro. O emprego criado tem a duração da empreitada., menos de quatro anos. Tal como a boa nova chamada IP4 mostrou, há mortes lentas, sem cadáveres. O emprego criado tem a duração da empreitada. A pergunta que fica, face a tanta delapidação, é porque não também a ligação ferroviária?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.