Domingo, 9 de Agosto de 2009

Os autocarros não funcionam por culpa dos carros

No relatório de 2008 da Carris lê-se que a velocidade média dos transportes da Carris nos últimos cinco anos oscilou entre os 14,30 e os 14,54km/h. Uma velocidade ridícula. Alerta ainda que que este valor é especialmente alto dada o grande número de carreiras nocturnas, onde a velocidade é muito maior.

E porquê? Porque de noite não há trânsito causado por quem anda de carro. Não faz sentido exigir um bom serviço de autocarros antes de introduzir restrições aos automóveis, porque são os automóveis que causam o mau serviço.

 

É um exercício muito interessante, apanhar a mesma carreira durante a madrugada e durante a hora de ponta da manhã. Muitas carreiras da madrugada estão tão cheias como as outras (logo o mesmo número de passageiros a demorar nas paragens), mas não há trânsito de madrugada. A diferença na qualidade de serviço é alucinante.

 


Página muito interessante sobre programas de bicicletas públicas, a OBIS. Uma página com o apoio da UE com informações sobre os vários programas existentes. (via Bike-Sharing Blog)

 

publicado por MC às 13:13
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De fgh a 9 de Agosto de 2009 às 14:22
o perigo nos autocarros de madrugada também é muito maior. E não estou a pensar em assaltos mas nos condutores loucos.
De João a 9 de Agosto de 2009 às 14:35
A Carris poderá também ser responsabilizada por não deixar isto mais claro nas suas comunicações e "lobbying"? Enviei um email ao provedor do cliente perguntando porque é que não são claros na sua comunicação em revelar que é o trânsito automóvel que dificulta mais a vida aos seus passageiros.

Respondeu-me dizendo que a Carris defende genericamente as faixas BUS e que tem dois smarts a vigiar se não há carros estacionados em cima delas. , ou seja, chutou para canto. (as faixas bus não fazem diferença em cruzamentos, entroncamentos, rotundas semáforos, e outros casos)

A verdade é que a Carris não faz a comunicação necessária para deixar claro que é providencia um excelente serviço de transporte urbano, que só não é melhor por causa dos carros.
De MC a 12 de Agosto de 2009 às 13:55
Tens toda a razão. E diga-se que o presidente da Carris até está muito do "nosso lado". Mas esta interdepência nunca é sublinhada.. é até ignorada por muita gente.
De Anónimo a 21 de Agosto de 2009 às 19:33
A carris é uma empresa que tem a mais baixa taxas de acidentes da Europa por isso não compreendo este comentário .
De Dario Silva a 9 de Agosto de 2009 às 17:21
Subscrevo inteiramente o título deste post!
Em Braga é pior o estatuto do autocarro.
Para além de terem demorado mais de cinco anos a criar uma ligação com origem/final na renovada estação de Braga, as poucas faixas bus que existem não concedem ao autocarro uma vantagem substancial sobre o carro particular.
Braga é uma cidade que tem sido moldada à medida do carro.
De Carros Usados a 5 de Novembro de 2009 às 19:53
Realmente essa velocidade média é ridicula! Com uma bicicleta dá para andar mais rápido sem muito esforço!
De fc a 17 de Agosto de 2009 às 19:10
velocidades entre os 14,30 e os 14,54km /h... pois bem de bicicleta faço medias bem melhores, fico em forma, tenho carreira para todo o lado, e vou sempre sentado. Faz hoje 6 meses que troquei os transportes públicos de Lisboa por uma bicicleta e foi das melhores coisas que fiz.

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Acabou a maior vergonha n...

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

Tuk-tuks e as bicicletas,...

Os peões e as bicicletas ...

O excesso de velocidade d...

A mobilidade sustentável ...

O lado "verde" do apoio a...

10 Dicas para a bicicleta...

tags

lisboa(223)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(204)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(112)

peões(103)

sinistralidade(74)

carro-dependência(67)

estacionamento(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(38)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Janeiro 2017

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006