Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Zona Pedonal em Almada protegida pela Polícia de Intervenção para deixar passar os Carros

António C., 18.01.09

Quando hoje recebi um e-mail com um relato dos acontecimentos, esta sexta-feira, de uma acção pacífica e de festejo da criação de uma zona pedonal em Almada fiquei boquiaberto e arrepiado.

 

O relato que recebi pode ser lido aqui. Um grupo de pessoas (200 segundo o comunicado da polícia mas que parece exagerado) juntou-se ao final do dia a partir das 16 horas para disfrutar de um espaço que foi recentemente requalificado para se tornar numa zona pedonal e que aparentemente permite a circulação automóvel a familiares de alunos da escola que fica na zona e também a várias carreiras de transportes públicos. A circulação motorizada deve ser feita a 10 km/h. Escusado será dizer que são poucos os automobilistas e condutores de autocarros que respeitam este limite.

 

Segundo as poucas notícias que fui encontrando e tentando formar um ponto de vista moderado sobre o assunto, a acontecido é no minímo, chocante. Ao que parece, uma banda que fazia parte dos festejos e onde participavam crianças foi varrida aos empurrões por membros da polícia de intervenção com a justificação de que estavam a impedir a circulação automóvel, na zona pedonal.

 

Resultado de tudo isto, 2 pessoas detidas e 3 feridas e uma mãe com uma criança ao colo atirada ao chão.

 

Tudo isto me parece surreal, e comentar este despotismo desporporcinado da polícia já seria razão de sobra para indignação.

 

Para acrescentar a isso, parece que a polícia se deu ao trabalho de apagar fotografias de pessoas que assistiam incrédulas aos acontecimentos e que registavam nos seus aparelhos o sucedido.

 

Lançamos aqui o repto, para que nos sejam enviadas fotos ou videos deste abuso policial, porque nos parece de todo descabido que se agrida pessoas pelo simples facto de estarem a andar a pé numa zona pedonal. (mesmo que impedindo de alguma forma o trânsito).

 

Finalizando deixarei todos os links que fui encontrando para esta notícia e deixo a pergunta, antes que me venham para aqui dizer que eram hippies revolucionários ou qualquer outra coisa estapafúrdia. O que será que acontecia aos peões se estivessem a festejar uma vitória de um clube de futebol ou, por exemplo, a participar numa procissão religiosa?

 

Media: (Actualizado)

 

http://diario.iol.pt/sociedade/almada-psp-manifestacao-policia-protesto-detencoes/1033520-4071.html

 

Blogs: (Actualizado)

http://supergreenme.blogspot.com/2009/01/ontem-fui-relembrada-pouco-suavemente.html

http://agitacao.wordpress.com/2009/01/17/de-quantos-carros-precisa-uma-zona-pedonal/

http://utopia-dos-sentidos.blogspot.com/

http://gaia.org.pt/node/14730

http://gaia.org.pt/node/14726

http://blogue-do-ogre.blogspot.com/2009/01/quantos-carros-precisa-uma-zona-pedonal.html

http://a-sul.blogspot.com/2009/01/almada-pedonal.html (caixa de comentários)

http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2009/01/carga_policial.html

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.