Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Urgente: Toca a votar por Lisboa

MC, 14.11.08

A Câmara de Lisboa destinou 5 milhões de euros para o orçamento participativo. Isto é, dinheiro do orçamento cuja aplicação vai ser escolhida exclusivamente pelos habitantes. Depois de uma fase de recepção de propostas, esta semana temos a fase de votação, que acaba HOJE!

Basta um registo online, para se poder votar. Cada pessoa tem direito a 3 votos.

 

Alguns projectos interessantes:

 

Implementação de "Zonas 30" em Diversos Locais da Cidade
Bike Boxes Criação execução de caixas de paragens para bicicletas na frente dos semáforos Acessibilidades para bicicletas: Intervenção em arruamentos para melhorar a acessibilidade/circulação de bicicleta
Colocação de pilaretes em várias partes da cidade para facilitar o trânsito pedonal.
Requalificação do Largo do Rato.
Requalificação de largos e monumentos removendo lugares de estacionamento.
Elevação das passadeiras

 

Eu não tenho nada a ver com o que cada um escolhe, mas tenho um pedido a fazer:  se pensarem em votar no rebaixamento dos passeios junto às passadeiras, não o façam! Votem sim na elevação das passadeiras. É mais cómodo para o peão, serve de lomba e deixa bem claro a quem circula de carro que quem tem prioridade ali são os peões. O ideal, seria o que é feito no Norte da Europa, que é não sou elevar a passadeira, mas tornar a passadeira em passeio (como mostra este post)... mas isso já era pedir demais.

 

Antes que encham a caixa de comentáris, claro que a elevação de passadeiras só pode ser fitas nas ruas secundárias. Nas avenidas e ruas principais a solução será o rebaixamento do passeio.

 


A ler: um artigo no International Herald Tribune sobre o sucesso dos programas de bicicletas partilhadas na Europa, no post It's stupid to drive no CidadaniaLx.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.