Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Bicicletas públicas em Lisboa

MC, 11.06.08

Depois de alguns boatos nos últimos dias, há pouco a confirmação. Lisboa vai ter um programa de bike-sharing até o próximo verão! Vai contar com 2500 bicicletas e 250 postos.

 

Lembro que em Paris, Lyon e Barcelona estes projectos deram um fortíssimo empurrão na utilização de bicicletas como transporte. Para que o projecto funcione bem, vai ser necessário estudar bem a redistribuição das bicicletas, porque vai haver a tendência de elas serem alugadas em pontos altos e devolvidas em pontos baixos. Para isso será importante a experiência de Lyon, que é uma cidade com forte relevo. E não se julgue que isto se deve só ao relevo, Barcelona também tem este problema.

 

P.S. Devo dizer que fiquei um pouco triste com algumas notícias dos últimos dias, que apontavam para esta decisão. Misturavam bicicletas públicas com corredor verde e as suas ciclovias de lazer, dando até a entender que as bicicletas de aluguer seriam fundamentalmente para os turistas passearem! Se não misturam rallys com automóveis normais, porquê associar e bicicleta exclusivamente ao lazer?

 

 


Leitura aconselhada: At $4, Everybody Gets Rational onde se sublinha os benefícios do crude alto, e se diz o que eu já aqui tinha escrito: se tivéssemos tido impostos sobre os combustíveis mais altos antes, hoje não estaríamos a encher países corruptos com ziliões de euros todos os dias, mas a poupá-los.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.