Terça-feira, 29 de Abril de 2008

Deslocações curtas

Ainda estou chocado com o número do post anterior, um quarto das deslocações de automóvel em Bruxelas são inferiores a 1km. Aqui não há lugar para a habitual desculpa esfarrapada da qualidade dos transportes públicos, é pura e simplesmente comodismo.
E não é um comodismo qualquer, é um comodismo que afecta todos à nossa volta - especialmente porque as emissões poluentes são ainda maiores nos primeiros minutos de funcionamento do carro. Escolher entre andar de carro ou não na cidade não é um escolha meramente individual como beber café ou chá, mas sim como tocar bateria ou não dentro de casa às 4h da manhã.
Para isto só vejo uma solução: parquímetros e redução de estacionamento. Alguém tem outra ideia, agora que a desculpa esfarrapada não se aplica? (Ah claro, podemos fazer umas "campanhazinhas de sensibilização" e ficar mais uns bons anos à espera de resultados).

Video recomendado: The If You Rode a Bike You'd Be Home By Now Ride
publicado por MC às 10:32
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2 comentários:
De Anónimo a 30 de Abril de 2008 às 09:45
outra noticia que talvez nao seja muito boa, mas que suscitou alguns comentarios interessantes

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=1730&id=946220&main_id=

quem é que tem toda a culpa do aumento do preço petroleo, quem é? O SOCRATES!

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=1730&pagina=2&ler_comentario=1&id=946220&main_id=
De MC a 30 de Abril de 2008 às 12:54
Eu até acho uma boa notícia. O custo de andar de automóvel para cada um de nós é muito mais baixo dos que os seus custos reais... bem não é com esta subida que as coisas se vão aproximar). Ou seja o automóvel está a ser de certo modo subsidiado.

Só tenho pena é que o dinheiro extra vá para o estrangeiro (especialmente países corruptos e pouco democráticos) em vez de ir para o nosso estado.

A culpa claramente não é do Sócrates... há contudo algumas queixas de preços ao consumidor a subir mais que nos mercados internacionais, e aí deveria haver intervenção da Autoridade para a Concorrência (que também não depende do governo).

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