Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

E se amanhã os carros não poluíssem...

MC, 18.04.08
E se Amanhã os Carros não Poluíssem
ou
Porque é que Este Blogue NÃO é um Blogue Ambientalista
(pelo menos no sentido estrito da palavra)

 

Imaginemos o que aconteceria se amanhã, se por um toque de magia, os automóveis não emitissem partículas, NOx , SOx , CO , CO2 , etc... Claro que isto acontecerá no dia em que eles crescerem como frutos nas árvores, mas imaginemos.

Ainda teríamos todos os dias e só em Portugal, 3 mortos e 10 feridos graves, e outras tantas famílias destruídas .
Ainda teríamos um barulho ensurdecedor nas cidades, e em todas vilas e aldeias próximas de uma estrada. Barulho que não nos deixa dormir até tarde, descansar, apreciar a cidade, beber um café numa esplanada, fazer um passeio agradável. Barulho que provoca ansiedade em stress em todos, causa milhares de ataques de coração, doenças cardiovasculares e dificuldade de concentração na aprendizagem e no trabalho.
Ainda teríamos um sentimento de insegurança nas nossas cidades, porque as cidades deixaram de ser humanas com pessoas a andar nas ruas. Só o trânsito sem rosto passa.
Ainda teríamos uma cultura de sedentarismo e comodismo, do "vamos tomar café, mas vamos de carro", que tantos problemas de saúde traz à população dos países ricos, como hipertensão, diabetes, colesterol, enfartes, doenças vasculares, etc...
Ainda teríamos milhares de animais estupidamente mortos nas nossas estradas.
Ainda teríamos o espaço urbano, que deveria ser de todos, absurdamente apropriado pelo monopólio do automóvel. Em vez de passeios para serem desfrutados e utilizados ainda teríamos metade da rua ocupada com carros estacionados e outra metade com carros a circular. Em vez de pequenos jardins e esplanadas, ainda teríamos parques de estacionamento. As crianças continuariam a não poder brincar na rua. Os deficientes motores continuariam a não poder movimentar-se no seu próprio bairro de um modo independente.  Ainda teríamos viadutos a poucos metros das nossas janelas. Ainda teríamos o nosso bairro desfeito e cortado ao meio por uma via-rápida . Ainda teríamos que "ir dar uma ganda volta" só para ir já ali ao fundo, porque a estrutura das cidades é pensada para facilitar a circulação dos carros, e não a dos peões. E mesmo que o percurso fosse simples teríamos que constantemente parar, esperar, espreitar, avançar, esperar porque o sagrado fluxo do tráfego nos impõe semáforos, passagens de peões, passagens aéreas, etc... que apenas existem para que o carro possa existir.
Ainda continuaríamos a viver num clima de terror permanente, num medo constante de sermos atropelados, quando vamos trabalhar, às compras ou visitar alguém. Os idosos continuariam a não se sentir à vontade para atravessar as grandes avenidas e as ruas com muito trânsito, o que só ajuda à sua exclusão social. Ainda teríamos medo de fazer uma coisa tão simples e inocente como deslocarmo-nos de bicicleta.
Ainda teríamos congestionamentos intermináveis, onde tantos de nós perdem várias horas por dia a fazer deslocações, que com um bom sistema de transportes seriam feitas em meia-hora , tempo este que poderíamos aproveitar para o que nos desse na gana.
Ainda queimaríamos milhões e milhões todos os anos em alcatrão e mais alcatrão, combustível e mais combustível, DGVs, Brigadas de Trânsito, seguros, inspecções, revisões, mudanças de óleo, etc... que poderiam ser imensamente reduzidos se a maioria das deslocações fossem feitas de transportes públicos, o que nos permitiria usar estes fundos em algo proveitoso para o nosso desenvolvimento e bem-estar.
Ainda teríamos as cidades e os campos horrivelmente desfigurados e descaracterizados graças aos viadutos, vias-rápidas dentro da cidade, sinais e mais sinais, túneis. Bairros, largos, vielas e pracetas ainda seriam feios, desagradáveis e desumanos.

Se amanhã os carros não poluíssem, quem lê este blogue, nem o notaria.

13 comentários

Comentar post