Terça-feira, 8 de Abril de 2008

O "pesadelo" alemão II

Segunda parte do texto sobre Dresden, cidade que foi considerada como a segunda cidade pior (!) para ciclistas na Alemanha.

Outro aspecto importante é a possibilidade de se estacionar a bicicleta nos mais distintos locais da cidade. A regra é que todos os espaços urbanos de maior importância (estações de comboios, zonas comercias, hospitais, escolas, etc, etc) tenham condições para se prender a bicicleta (a seguinte foto mostra o pátio de um edifício universitário com condições para estacionar aprox. uma centena de bicicletas. Durante a época de aulas o número de bicicletas aqui estacionas excede este valor.).

Para além disso, lojas, centros comerciais, etc, fornecem aos seus clientes a possibilidade de prenderem as bicicletas em frente aos seus estabelecimentos (e imagino que os estabelecimentos que não o façam tenham uma redução significativa de clientes.)

Dresden tem um sistema de transportes públicos excelente, muito melhor do que muitas cidades alemãs ou europeias que já tenha visitado. E como não podia deixar de ser o transporte de bicicletas nos transportes públicos é possível (para casos em que se tenha um furo ou a bezana seja demais para se poder conduzir). A nova geração de eléctricos (que começou a circular de há uns anos para cá) tem para além dos compartimentos especialmente reservados para as cadeiras de rodas e mães e pais com carrinhos de bebés, um compartimento reservado para bicicletas. É quase inacreditável, mas assim o é. Tirei umas fotos que mostram esta secção do eléctrico onde se podem transportar diversas bicicletas de uma só vez.

O impressionante é que o transporte de bicicletas nos eléctricos é gratuito (o mesmo é válido para os comboios e autocarros). Nos autocarros, devido à escassez de espaço, o transportes de bicicletas só se pode efectuar fora das horas de ponta.

Bem, ficam aqui algumas impressões da segunda pior cidade alemã para se deslocar em bicicleta. Pergunto-me como serão as cidades que “realmente” proporcionam condições aos ciclistas, heheheh.
publicado por MC às 17:07
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De João Leonardo a 8 de Abril de 2008 às 20:44
Em Lisboa só se pode transportar bicicletas em 2 carreiras e só aos fins de semana!
De MC a 8 de Abril de 2008 às 21:40
E não são em duas carreiras quaisquer... são carreiras que vão dar aos jardins!! Sim, porque a bicicleta além de passeios no jardim, não serve para mais nada...
De E o transporte automóvel ? a 9 de Abril de 2008 às 22:59
sem qualquer mania de que lá fora é que é melhor, mas já estive em Hamburgo e lembro-me dos transportes públicos que circulavam sem acelerações, abrandavam e depois paravam para largar e apanhar passageiros ( que esperavam sentados sem medo do motorista fugir com o carro sem parar), quando cheguei cá isto parecia uma loucura, depois a gente volta a habituar-se. Parabéns pelo post , muito bom.

Comentar post

subscrever feeds

Google (lousy) Translation

autores

pesquisar

posts recentes

Ferrovia vs Rodovia em Po...

Dieselgate, só por si, ca...

Emissões da rodovia aumen...

Emissões CO2 de baterias ...

Santos Populares vs Carro...

Documentário de 1973 da R...

Acabou a maior vergonha n...

Nova rede ciclável de Lis...

Caça à multa ou ao dispar...

O estacionamento como fun...

tags

lisboa(224)

ditadura do automóvel(211)

ambiente(208)

bicicleta(157)

cidades(113)

portugal(113)

peões(103)

sinistralidade(74)

estacionamento(68)

carro-dependência(67)

transportes públicos(66)

bicicultura(62)

economia(57)

espaço público(57)

comboio(48)

auto-estradas(42)

automóvel(39)

trânsito(31)

energia(30)

portagens(27)

todas as tags

links

arquivos

Junho 2017

Janeiro 2017

Setembro 2016

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006